Elon Musk

CNBC Musk exige que funcionários federais dos EUA prestem contas de sua semana de trabalho

Mundo

Papa ‘permanece em estado crítico’, mas sem novas crises respiratórias, diz Vaticano

Publicado dom, 23 fev 2025 • 4:01 PM GMT-0300 | Atualizado há 38 minutos

AFP

KEY POINTS

  • O estado de saúde do Papa Francisco “permanece crítico” neste domingo, décimo dia de sua internação, informou o Vaticano, enquanto católicos ao redor do mundo seguem em oração pela recuperação do pontífice de 88 anos.
  • Apesar da gravidade da condição, o papa não sofreu novas crises respiratórias, segundo o comunicado oficial da Santa Sé, que mais uma vez evitou fazer previsões sobre sua recuperação.
  • “O estado do Santo Padre permanece crítico; no entanto, desde a noite de ontem, ele não apresentou novas crises respiratórias”, afirmou a nota.

O estado de saúde do Papa Francisco “permanece crítico” neste domingo, décimo dia de sua internação, informou o Vaticano, enquanto católicos ao redor do mundo seguem em oração pela recuperação do pontífice de 88 anos.

Apesar da gravidade da condição, o papa não sofreu novas crises respiratórias, segundo o comunicado oficial da Santa Sé, que mais uma vez evitou fazer previsões sobre sua recuperação.

O pontífice argentino segue alerta e continua recebendo “oxigênio de alto fluxo” por meio de uma cânula nasal.

“O estado do Santo Padre permanece crítico; no entanto, desde a noite de ontem, ele não apresentou novas crises respiratórias”, afirmou a nota.

Francisco recebeu duas unidades de concentrado de hemácias, e sua trombocitopenia “permanece estável”, informou o Vaticano.

A trombocitopenia é uma condição caracterizada pela baixa contagem de plaquetas no sangue, o que pode dificultar a coagulação e a interrupção de sangramentos.

“Entretanto, alguns exames laboratoriais indicam um início leve de insuficiência renal, que atualmente está sob controle”, acrescentou o comunicado.

Dada a complexidade do quadro clínico e a necessidade de aguardar os efeitos dos tratamentos farmacológicos, o prognóstico do papa continua reservado.

O Vaticano também informou que Francisco participou da missa na manhã deste domingo em sua suíte papal, no 10º andar do Hospital Gemelli, em Roma, ao lado de sua equipe médica.

O papa, que lidera a Igreja Católica desde 2013, foi internado em 14 de fevereiro. Inicialmente diagnosticado com bronquite, sua condição evoluiu para uma pneumonia bilateral, e no sábado ele sofreu uma crise respiratória prolongada.

MAIS EM Mundo