Pfizer tem lucro com vendas de produtos contra a Covid.

CNBC Pfizer supera expectativas de lucro com vendas de produtos contra Covid e cortes de custos

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Pfizer supera expectativas de lucro com vendas de produtos contra Covid e cortes de custos

Publicado 04/02/2025 • 10:12

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • Nesta terça-feira (4), a Pfizer divulgou os lucros e receitas do quarto trimestre, superando as estimativas, já que as vendas dos produtos da empresa contra a Covid superaram as expectativas e seus amplos esforços de corte de custos começaram a dar frutos.
  • Os resultados encerram um ano crítico para a Pfizer, que vem reduzindo custos enquanto se recupera da rápida queda dos negócios relacionados à Covid e do preço de suas ações nos últimos dois anos.
  • As ações da Pfizer subiram 2% nas negociações de pré-mercado nesta terça-feira.
Pfizer tem lucro com vendas de produtos contra a Covid.

Pfizer tem lucro com vendas de vacina contra a Covid.

Pixabay.

Nesta terça-feira (4), a Pfizer divulgou os lucros e receitas do quarto trimestre, superando as estimativas, já que as vendas dos produtos da empresa contra a Covid superaram as expectativas e seus amplos esforços de corte de custos começaram a dar frutos.

Os resultados encerram um ano crítico para a Pfizer, que vem reduzindo custos enquanto se recupera da rápida queda dos negócios relacionados à Covid e do preço de suas ações nos últimos dois anos.

Veja o que a empresa informou para o quarto trimestre em comparação com o que Wall Street esperava, com base em uma pesquisa de analistas do mercado:

  • Lucro por ação: US$ 0,63 ajustados (contra US$ 0,46 esperados)
  • Receita: US$ 17,76 bilhões (aproximadamente R$ 86,8 bilhões) contra US$ 17,36 bilhões (aproximadamente R$ 84,8 bilhões) esperados

As ações da Pfizer subiram 2% nas negociações de pré-mercado nesta terça-feira.

Economia e previsões financeiras

Os resultados encerram um ano crítico para a Pfizer, que vem perseguindo amplos cortes de custos enquanto se recupera da rápida queda dos negócios relacionados à Covid e do preço de suas ações nos últimos dois anos.

A empresa afirmou que está no caminho certo para entregar uma economia líquida de custos de aproximadamente US$ 4,5 bilhões (cerca de R$ 22 bilhões) até o final de 2025 com seu programa de corte de custos.

A empresa registrou um lucro líquido no quarto trimestre de US$ 410 milhões (cerca de R$ 2 bilhões), ou 7 centavos por ação. Isso se compara a um prejuízo líquido de US$ 3,37 bilhões (aproximadamente R$ 16,5 bilhões), ou uma perda de US$ 0,60 por ação, durante o mesmo período do ano anterior.

Excluindo certos itens, incluindo encargos de reestruturação e custos associados a ativos intangíveis, a empresa reportou um lucro por ação de US$ 0,63 no trimestre.

A Pfizer informou uma receita de US$ 17,76 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A empresa reiterou a previsão para o ano de 2025 que forneceu em dezembro, estimando vendas de US$ 61 bilhões a US$ 64 bilhões (entre R$ 298 bilhões e R$ 313 bilhões), com um desempenho semelhante de seus produtos contra a Covid como visto em 2024.

A Pfizer observou que mudanças no programa Medicare resultantes da Lei de Redução da Inflação prejudicarão as vendas em US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 4,9 bilhões).

Desconsiderando itens únicos, a empresa espera que os lucros de 2025 fiquem na faixa de US$ 2,80 a US$ 3 por ação.

Saúde financeira a longo prazo e pipeline de medicamentos

No entanto, Wall Street está provavelmente mais preocupada com a saúde financeira a longo prazo da Pfizer e seu pipeline de medicamentos. Os investidores também estão de olho para ver se a Pfizer consegue uma fatia do crescente mercado de medicamentos para perda de peso com a versão de uso diário de sua pílula experimental para obesidade, o danuglipron.

A Pfizer parece ter evitado uma batalha de procuração com o investidor ativista Starboard Value, que possui uma participação de cerca de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 4,9 bilhões) na gigante farmacêutica, por enquanto. O prazo para nomear membros do conselho para este ano já passou.

Produtos contra Covid superam estimativas

O desempenho da Pfizer no quarto trimestre foi impulsionado em parte pela demanda maior do que o esperado por seus produtos contra a Covid.

O Paxlovid, seu comprimido antiviral, gerou US$ 727 milhões (cerca de R$ 3,5 bilhões) em vendas no trimestre, em comparação com a perda de US$ 3,1 bilhões (aproximadamente R$ 15,1 bilhões) em receita registrada no mesmo período do ano anterior. No entanto, o mesmo trimestre do ano passado incluiu uma reversão de receita ligada ao retorno planejado de cerca de 6,5 milhões de doses de Paxlovid do governo dos EUA.

A Pfizer afirmou que o crescimento foi impulsionado pela forte demanda, especialmente nos EUA durante uma recente onda de Covid, e uma entrega contratual única de 1 milhão de tratamentos de Paxlovid ao governo federal. Analistas esperavam que o medicamento gerasse US$ 630,7 milhões (aproximadamente R$ 3,1 bilhões) em vendas, de acordo com o StreetAccount.

A vacina contra a Covid da empresa registrou US$ 3,4 bilhões (cerca de R$ 16,6 bilhões) em receita, uma queda de US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 9,8 bilhões) em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Pfizer afirmou que a queda foi principalmente devido à redução das vacinações contra a Covid em todo o mundo e a menos doses contratadas de sua vacina. Analistas esperavam US$ 3 bilhões (cerca de R$ 14,7 bilhões) em vendas para a vacina, de acordo com o StreetAccount.

Crescimento de produtos não relacionados à covid

Excluindo produtos contra a Covid, a Pfizer relatou que a receita do quarto trimestre subiu 12% em termos operacionais, impulsionada por produtos aprovados para câncer da Seagen, que adquiriu em 2023 por impressionantes US$ 43 bilhões (aproximadamente R$ 210 bilhões).

Esses medicamentos geraram US$ 915 milhões (cerca de R$ 4,5 bilhões) em receita no trimestre, em comparação com apenas US$ 132 milhões (aproximadamente R$ 646 milhões) em vendas no quarto trimestre de 2023.

A receita também foi impulsionada pelas vendas dos medicamentos Vyndaqel da Pfizer, que são usados para tratar um tipo específico de cardiomiopatia, uma doença do músculo cardíaco. Esses medicamentos registraram US$ 1,55 bilhão (cerca de R$ 7,6 bilhões) em vendas, um aumento de 61% em relação ao quarto trimestre de 2023. Analistas esperavam que esse grupo de medicamentos arrecadasse US$ 1,51 bilhão (aproximadamente R$ 7,4 bilhões) no trimestre, de acordo com estimativas do StreetAccount.

A Pfizer afirmou que seu anticoagulante Eliquis, que é co-comercializado pela Bristol Myers Squibb, também ajudou a impulsionar o crescimento da receita durante o período. O medicamento registrou US$ 1,83 bilhão (cerca de R$ 8,9 bilhões) em receita no trimestre, um aumento de 14% em relação ao período do ano anterior. Isso é ligeiramente superior aos US$ 1,67 bilhão (aproximadamente R$ 8,2 bilhões) que os analistas esperavam, conforme o StreetAccount.

Desafios futuros

No entanto, as vendas do Eliquis podem sofrer um impacto em 2026, quando um novo preço para o medicamento entrar em vigor para certos pacientes do Medicare após negociações com o governo federal. Essas negociações de preços são uma provisão chave da Lei de Redução da Inflação do presidente Joe Biden, que a indústria farmacêutica se opõe ferozmente.

A vacina da Pfizer contra o vírus sincicial respiratório, ou RSV, registrou US$ 198 milhões (cerca de R$ 968 milhões) em receita no quarto trimestre, uma queda de 62% em relação ao período do ano anterior. A vacina, conhecida como Abrysvo, entrou no mercado durante o terceiro trimestre de 2023 para idosos e gestantes que podem transmitir proteção aos seus fetos.

A empresa afirmou que a queda ocorreu após uma diminuição significativa nas taxas de vacinação nos EUA entre adultos mais velhos devido às recomendações atuais dos conselheiros dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que restringiram a oportunidade de mercado para vacinas contra RSV. O painel consultivo em junho votou para recomendar vacinas contra RSV para adultos com 75 anos ou mais, mas disse que aqueles entre 60 e 74 anos devem fazê-lo apenas se estiverem em maior risco de doença grave.

Analistas esperavam que a vacina gerasse vendas de US$ 459,5 milhões (aproximadamente R$ 2,2 bilhões), de acordo com estimativas do StreetAccount.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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