CNBC

CNBCOpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA

Mundo

Powell diz que incerteza sobre tarifas afeta PIB dos EUA, mas inflação segue trajetória de queda

Publicado 18/06/2025 • 15:56 | Atualizado há 3 meses

KEY POINTS

  • A mediana das projeções do Fed indica inflação de 3% em 2025, caindo para 2,4% em 2026 e 2,1% em 2027.
  • A expectativa é de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,4% em 2025 e 1,6% em 2026, abaixo das projeções anteriores.
  • O presidente do Fed reforçou que a política monetária será ajustada conforme os dados econômicos, a evolução das perspectivas e o balanço de riscos.

O presidente do Fed Powell responde às perguntas dos repórteres na coletiva de imprensa do FOMC em 29 de janeiro de 2025.

Federal Reserve / Flickr

Durante entrevista coletiva após a decisão do Federal Reserve de manter os juros nos Estados Unidos entre 4,25% e 4,50% ao ano, o presidente do banco central americano, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (18) que a economia do país segue resiliente, apesar da incerteza elevada provocada pelas tarifas comerciais. A expectativa é de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,4% em 2025 e 1,6% em 2026, abaixo das projeções anteriores.

Leia mais:

Jim Cramer: qual a importância do Fed americano

Powell destacou que o desemprego permanece em níveis baixos e que o mercado de trabalho continua forte, não sendo atualmente um fator de pressão sobre a inflação. No entanto, reconheceu que o índice de preços permanece acima da meta de 2%, com o PCE (indicador preferido do Fed) acumulando alta de 2,3% nos 12 meses encerrados em maio. Já o núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, subiu 2,6% no mesmo período.

Segundo Powell, o aumento recente das expectativas de inflação de curto prazo reflete a influência das tarifas anunciadas pelo governo. A mediana das projeções do Fed indica inflação de 3% em 2025, caindo para 2,4% em 2026 e 2,1% em 2027. O presidente do Fed reforçou que a política monetária será ajustada conforme os dados econômicos, a evolução das perspectivas e o balanço de riscos.

A declaração ocorre em meio à pressão do presidente Donald Trump por cortes mais agressivos nos juros. Powell, por sua vez, reiterou que as decisões do Fed são orientadas exclusivamente por dados técnicos e não por pressões políticas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;