Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Putin precisa acabar com guerra na Ucrânia, afirma Trump em discurso na OTAN
Publicado 25/06/2025 • 11:57 | Atualizado há 7 meses
Por que o governo Trump decidiu comprar ações de uma mineradora norte-americana de terras raras
Trump “castiga” Coreia do Sul com tarifas de 25% após trava em acordo comercial
Tensão em Minneapolis: Target fala em ‘violência dolorosa’, mas evita embate direto com Trump
Nike vai demitir 775 funcionários nos EUA enquanto acelera automação em centros de distribuição
Empresa de terras raras salta após aporte do Departamento de Comércio dos EUA
Publicado 25/06/2025 • 11:57 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu uma coletiva de imprensa após encontros com líderes internacionais e voltou a comentar sobre a guerra na Ucrânia. Durante a conversa, Trump reiterou críticas à condução do conflito e mencionou possíveis ações diplomáticas.
“Putin precisa acabar com essa guerra, as pessoas estão morrendo”, declarou Trump, ao ser questionado sobre o futuro da ajuda financeira dos Estados Unidos à Ucrânia. Segundo ele, as conversas com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, foram positivas. O presidente classificou o encontro como “excelente” e disse que ambos desejam o fim das hostilidades.
Questionado sobre a entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O presidente afirmou que o país passou a integrar recentemente a aliança militar e citou o presidente finlandês como um “bom jogador de golfe”. Também mencionou o interesse dos Estados Unidos em adquirir navios quebra-gelo fabricados no país nórdico.
Trump voltou a pressionar os países membros da OTAN a aumentarem os investimentos em defesa. Quando a imprensa espanhola tentou fazer perguntas, ele criticou a postura da Espanha e disse que o país se recusa a pagar sua parte. “A gente vai fazer eles pagar o dobro”, afirmou, sem detalhar valores.
Leia também:
“Destruímos tudo de nuclear por lá”, diz Trump sobre ataque ao Irã
Ataques dos EUA atrasaram programa nuclear do Irã em apenas alguns meses, aponta relatório
O presidente norte-americano relatou experiências anteriores em mediação de conflitos. Disse que conseguiu encerrar guerras em 12 dias e citou o caso de Índia e Paquistão. De acordo com Trump, bastaram algumas ligações comerciais para interromper os confrontos. “Se vocês forem lutar um contra o outro, a gente não vai fazer nenhum acordo comercial”, relatou ele ter dito às lideranças.
Trump também comentou relatos sobre o Irã, afirmando que todas as instalações nucleares do país foram destruídas. Disse ainda que há informações confidenciais sendo apuradas e que novos dados devem ser apresentados nas próximas semanas.
Ao responder a uma pergunta sobre política monetária, Trump criticou o presidente do Federal Reserve e afirmou que possui três ou quatro nomes para ocupar o cargo no próximo ano. Segundo ele, os Estados Unidos não enfrentam inflação e têm atraído investimentos. Mencionou, sem apresentar detalhes, que US$ 5 trilhões foram investidos no país por nações do Oriente Médio.
Por fim, Trump disse que pretende fornecer sistemas antiaéreos Patriot à Ucrânia, mas destacou que os equipamentos são difíceis de obter. Demonstrou solidariedade a uma repórter polonesa, cujo marido está em combate na Ucrânia, e enviou cumprimentos à família.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Sob pressão, Raízen busca alternativas para reduzir a dívida
3
Maior loja da LEGO na América Latina é inaugurada em São Paulo
4
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth
5
Banco Master: Vorcaro, Lula e o contrato milionário com o escritório de Lewandowski