Trump tarifará importações do Brasil em 10%, UE em 20% e a China em 34%

CNBC Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios

Mundo

Quanto ganha um papa? Assessor da CNBB explica bastidores e rotina no Vaticano

Publicado 23/04/2025 • 16:24 | Atualizado há 9 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A morte do Papa Francisco reacendeu questionamentos sobre o funcionamento da Igreja Católica e as particularidades da função de Sumo Pontífice. Em entrevista ao Money Times, do Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC, o padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esclareceu questões envolvendo o salário, as doações e a rotina do Vaticano.
  • Segundo o sacerdote, o Papa não recebe salário. “O Papa não tem um salário. O que ele tem muitas vezes é através de benfeitores. Às vezes, alguém faz algum tipo de doação, mas para obras de caridade”, explicou. Padre Arnaldo citou como exemplo o caso de uma Lamborghini, que foi recebida por Francisco, abençoada e posteriormente vendida, com os recursos revertidos para ações humanitárias.

A morte do Papa Francisco reacendeu questionamentos sobre o funcionamento da Igreja Católica e as particularidades da função de Sumo Pontífice. Em entrevista ao Money Times, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esclareceu questões envolvendo o salário, as doações e a rotina do Vaticano.

Leia também:

Segundo o sacerdote, o papa não recebe salário. “O papa não tem um salário. O que ele tem muitas vezes é através de benfeitores. Às vezes, alguém faz algum tipo de doação, mas para obras de caridade”, explicou. Padre Arnaldo citou como exemplo o caso de uma Lamborghini, que foi recebida por Francisco, abençoada e posteriormente vendida, com os recursos revertidos para ações humanitárias.

O assessor afirmou que as doações destinadas ao papa são utilizadas para projetos sociais tanto dentro quanto fora do Vaticano. “Nós vimos recentemente, antes de falecer, a atuação de ambulâncias que ele enviou para Gaza. Em vários lugares ele fez esses trabalhos”, disse.

A respeito da vida cotidiana no Vaticano, padre Arnaldo relatou que o local abriga duas dimensões: a religiosa e a de um Estado soberano. De acordo com ele, além da Basílica de São Pedro, o território conta com supermercado, hospital, farmácia, quartel de bombeiros e áreas residenciais. “Ali tem supermercado, hospital, farmácia, bombeiro, shopping, claro, tudo com uma proporção bem menor”, descreveu.

Sucessão papal

O religioso também falou sobre o funcionamento do conclave, período em que os cardeais se reúnem para a eleição de um novo papa. Segundo ele, durante esse processo, cada cardeal ocupa um quarto.

“Durante o conclave, cada um fica num quarto. Não são muitos quartos no Vaticano, mas é o suficiente para acolher os cardeais”, contou. Ele destacou que, apesar do que mostram produções cinematográficas, nem todos os ambientes apresentados em filmes sobre o conclave correspondem aos locais reais dentro do Vaticano.

Sobre a sucessão papal, o padre informou que a CNBB não manifesta preocupação específica com o perfil ou origem do futuro pontífice. “Isso são muitas narrativas que são construídas. Isso aconteceu em todos os conclaves. O mais importante é que o sucessor do Papa Francisco vai dar continuidade ao trabalho dele”, afirmou.

Para Arnaldo, a Igreja se adapta ao perfil de cada líder, que imprime suas características pessoais ao pontificado. Ele ressaltou que, assim como seus antecessores, o Papa Francisco deixou uma marca própria, marcada pela proximidade com as pessoas e pelas ações voltadas para as necessidades sociais. “O papa, no domingo depois de eleito, foi celebrar uma missa na Paróquia de Santana, que fica no Vaticano, e no final foi cumprimentar as pessoas como se fosse um pároco”, relembrou.

O padre encerrou destacando que a escolha do papa é conduzida pelos cardeais, mas a Igreja acredita que a decisão reflete a vontade divina. “Importante é que nós cremos que no coração de Deus o papa já está escolhido. Agora os homens vão chegar a esse consenso e apresentar quem é”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo