Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Suspeito de assassinar deputada de Minnesota é identificado e polícia faz operação de buscas
Publicado 14/06/2025 • 17:17 | Atualizado há 7 meses
Trump x Groenlândia: a Otan consegue defender o território e está disposta a fazer isso?
OpenAI e SoftBank investem US$ 1 bilhão em empresa de energia para acelerar expansão da IA
Farmacêuticas reforçam compras de biotechs diante de risco de US$ 170 bilhões
Ações da Glencore saltam 8% com retomada de conversas sobre megafusão com a Rio Tinto
Um dia após morte em ação do ICE, tiroteio com agentes federais deixa dois feridos em Portland, nos EUA
Publicado 14/06/2025 • 17:17 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Reprodução Praetorian Guard Security Services/Minnesota Legislature
A polícia de Minnesota, nos Estados Unidos, está realizando uma operação de busca neste sábado (14) para localizar Vance Boelter, de 57 anos, suspeito de ter assassinado a ex-presidente da Câmara dos Deputados do estado, Melissa Hortman, e seu marido, Mark. Segundo autoridades, o crime teria motivação política.
Além do assassinato do casal, o senador estadual democrata John Hoffman e sua esposa, Yvette, também foram baleados diversas vezes em sua residência, a cerca de 13 quilômetros do local do primeiro ataque. Ambos seguem hospitalizados e, segundo o governador Tim Walz, há um “otimismo cauteloso” quanto à recuperação.
Leia mais:
Boelter, que teria se passado por policial para entrar nas casas das vítimas, é diretor de segurança da empresa privada Praetorian Guard Security Services, segundo o site da companhia. Testemunhas afirmam que o carro do suspeito estava equipado com luzes e sirenes semelhantes às de veículos policiais.
Durante a fuga, Boelter trocou tiros com a polícia e conseguiu escapar pelos fundos da casa dos Hortman, em Brooklyn Park. Dentro do carro do suspeito, investigadores encontraram um manifesto com nomes de outros parlamentares e autoridades.
A Casa Branca emitiu um comunicado informando que o ex-presidente Donald Trump foi informado sobre o ataque. “Violência tão horrível não será tolerada nos Estados Unidos da América”, afirmou Trump, que prometeu responsabilização total dos envolvidos.
A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, também se pronunciou, dizendo que o FBI está atuando em parceria com as autoridades estaduais e locais. “Estamos tratando esse ataque como uma ameaça direta aos representantes eleitos”, disse.
Diante do atentado, a Patrulha Estadual de Minnesota e o Departamento de Segurança Pública recomendaram que a população evite comparecer a manifestações políticas previstas para este sábado, como parte do movimento “No Kings Day”, em protesto às políticas de Trump.
O caso gerou comoção nacional. O presidente do Comitê Nacional Democrata, Ken Martin, lamentou os crimes e atribuiu os ataques à escalada de extremismo político nos EUA. “Parlamentares devem poder exercer seus mandatos sem temer por suas vidas”, afirmou.
A ex-deputada Melissa Hortman foi eleita pela primeira vez em 2005 e havia deixado o cargo de presidente da Câmara estadual no início de 2025.
A investigação segue em andamento.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
3
Novas ações da Azul passam a ser negociadas nesta quinta (8) mas despencam após leilão
4
Por que as ações da Azul caíram 90%? Entenda o que está acontecendo com a companhia aérea
5
IPVA 2026: como consultar o valor no Distrito Federal? Confira o passo a passo