CNBC
OpenAI.

CNBC OpenAI vai lançar navegador próprio e desafiar domínio do Google Chrome

Mundo

Tarifa de 50% é insustentável do ponto de vista econômico e político, diz Haddad

Publicado 10/07/2025 • 11:04 | Atualizado há 7 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (10) que a tarifa de 50% anunciada na quarta-feira (9) pelo governo americano contra produtos brasileiros é uma decisão eminentemente política e sem fundamento econômico.
  • Haddad salientou que o déficit do Brasil nas trocas de bens e serviços com os Estados Unidos somou US$ 400 bilhões nos últimos 15 anos. "Então não há racionalidade econômica na medida que foi tomada".
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (10) que a tarifa de 50% anunciada na quarta-feira (9) pelo governo americano contra produtos brasileiros é uma decisão eminentemente política e sem fundamento econômico.

Para Haddad, a medida é insustentável tanto do ponto de vista econômico quanto do político, de modo que não deve ser mantida.

“Eu acredito que essa decisão é uma decisão eminentemente política porque ela não parte de nenhuma racionalidade econômica”, comentou o ministro, lembrando que a balança de comércio e serviços bilateral é superavitária do lado americano. O déficit do Brasil nas trocas de bens e serviços com os Estados Unidos, salientou, somou US$ 400 bilhões nos últimos 15 anos. “Então não há racionalidade econômica na medida que foi tomada”, reforçou Haddad.

Leia mais:

Tarifa de Trump sobre exportação pode impactar em até 5% do faturamento, diz Minerva

Tarifa dos EUA pode inviabilizar exportação de suco de laranja do Brasil, diz diretor-executivo da CitrusBR

Tarifa dos EUA ao Brasil é “política” e pode afetar setores estratégicos, analisa pesquisador do FGV Ibre

As declarações foram dadas em entrevista coletiva com jornalistas de cinco veículos: Brasil 247, Carta Capital, Diário do Centro do Mundo, Fórum e TVT News. Segundo Haddad, o próprio secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, já havia reconhecido, em reunião, que havia espaço para negociar até mesmo a tarifa de 10%, inicialmente anunciada no tarifaço de Trump, dada a posição deficitária do Brasil. “Ele próprio Bessent reconheceu que com 10% havia espaço para negociar.”

Ao dizer que não acredita na manutenção da tarifa de 50%, Haddad salientou que a diplomacia brasileira é reconhecida no mundo inteiro como uma das mais profissionais. “O nosso Itamaraty sabe negociar, sabe sentar a mesa”, assinalou o ministro da Fazenda.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo