Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bessent na conferência de Milken: Trump tornará a América “mais atraente para investidores como você”
Publicado 05/05/2025 • 16:36 | Atualizado há 3 meses
Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia
Consumidores nos EUA impulsionam mercado de joias apesar de tarifas em alta
Com alta de até 170%, em meio à pressão dos EUA, Eli Lilly reajusta preço do Mounjaro no Reino Unido
Lançamento do GPT-5 decepcionou os consumidores, mas modelo de IA ganha força
China não recebe Nvidia de braços abertos após Trump liberar exportações do chip H20
Publicado 05/05/2025 • 16:36 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent
Aaron Schwartz/Sipa USA
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, esboçou nesta segunda-feira (05) o roteiro da “Visão América em Primeiro Lugar” do presidente Donald Trump em um discurso para uma sala cheia de investidores globais sobre o futuro da economia dos Estados Unidos.
“Erradicamos o desperdício governamental e as regulamentações prejudiciais. Plantamos as sementes do investimento privado. E fertilizamos o solo com nova legislação tributária. Em seguida, colhemos. E queremos que vocês colham conosco”, disse Bessent em um discurso na Conferência Global do Milken Institute.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Trump rejeita preocupações sobre preços e incerteza econômica ao defender sua agenda
Trump minimiza temores de recessão e afirma que os EUA estarão “bem” a longo prazo
O secretário do Gabinete destacou tarifas, cortes de impostos e desregulamentação como os três componentes principais da agenda econômica de Trump, ecoando seu artigo de opinião publicado no The Wall Street Journal na manhã de segunda-feira.
Mas enquanto aquele artigo priorizava impulsionar a Main Street juntamente com Wall Street, as declarações de Bessent para o público em jatos particulares na conferência Milken foram um apelo explícito a um pequeno grupo de investidores e empreendedores ultra-ricos.
“O objetivo do governo é torná-lo ainda mais atraente para investidores como vocês”, disse Bessent.
Os comentários de Bessent ocorreram enquanto os mercados aguardam ansiosamente os desdobramentos das negociações de alto nível com diversos parceiros comerciais, que o governo insiste estarem ocorrendo em ritmo acelerado nos bastidores.
A alegação de Trump de que dezenas de países buscavam ansiosamente fechar acordos com os EUA foi usada para justificar sua decisão, em 9 de abril, de reduzir abruptamente seu chamado plano de tarifas recíprocas, poucas horas após sua entrada em vigor.
Ele suspendeu por 90 dias a maioria das altas tarifas que haviam sido anunciadas uma semana antes, no que ele apregoou como o “dia da libertação” dos Estados Unidos. Em vez disso, Trump implementou uma tarifa de 10% em todos os setores, embora tenha aumentado o imposto de importação sobre a China para 145%, na prática.
Desde a implementação da pausa tarifária, o governo Trump tem sinalizado consistentemente que uma série de acordos comerciais reformulados com países individuais estão em andamento.
Em uma entrevista em 22 de abril, Trump afirmou ter “fechado 200 acordos” e que seu governo “terminaria” as negociações em apenas três semanas. Seu principal assessor comercial, Peter Navarro, afirmou repetidamente que os EUA poderiam fechar 90 acordos em 90 dias.
Mais de três semanas após Trump ter retirado suas tarifas abrangentes, nenhum acordo foi anunciado. Mas autoridades do governo deram fortes indícios de que um acordo estava se formando rapidamente com a Índia, cujo primeiro-ministro, Narendra Modi, tem laços estreitos com Trump e recentemente se encontrou com o vice-presidente J.D. Vance para discutir comércio.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Fábrica da chinesa GWM em São Paulo inicia produção com plano de 60% de nacionalização
Seis pessoas já foram presas na Operação Ícaro, que investiga esquema de corrupção que envolve Ultrafarma e Fast Shop
Lançamento do GPT-5 decepcionou os consumidores, mas modelo de IA ganha força
Mercado imobiliário de luxo em SP ultrapassa R$ 7 bi no 1º trimestre, com alta de 57% nas vendas
Cultura do excesso: quando o sintoma vira sistema