Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CEO da Ford diz que a suspensão tarifária de Trump é útil, mas mais mudanças são necessárias
Publicado 30/04/2025 • 15:05 | Atualizado há 10 meses
EXCLUSIVO: Amazon AWS anuncia aporte de mais de R$ 1 trilhão para acelerar era da Inteligência Artificial
A divisão de carros elétricos da Xiaomi conseguiu destronar a Tesla na China — pelo menos em janeiro
Índia aprova compra bilionária de caças Rafale às vésperas de visita de Macron
Baidu libera acesso à IA OpenClaw antes do Ano-Novo Lunar chinês
Waymo ativa 6ª geração de robotáxis e amplia aposta global
Publicado 30/04/2025 • 15:05 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
O CEO da Ford Motor, Jim Farley, fala durante um evento de lançamento do Ford Expedition 2025 em Louisville, Kentucky, em 30 de abril de 2025.
Michael Wayland | CNBC
A suspensão das tarifas sobre peças automotivas pelo presidente Donald Trump é útil, mas mais mudanças ainda são necessárias para auxiliar as montadoras e fazer a indústria automobilística dos EUA crescer, afirmou o CEO da Ford Motor, Jim Farley, nesta quarta-feira (30).
As novas medidas — que Trump sancionou por meio de um decreto executivo na terça-feira (29) — reembolsam as montadoras por algumas peças americanas e reduzem o acúmulo de tarifas entre si para o setor.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Casa Branca confirma alívio nas tarifas para a indústria automobilística
As mudanças de terça-feira (29) ocorreram após apelos da indústria automotiva por alívio em meio à incerteza regulatória em torno das tarifas de Trump, incluindo 25% sobre veículos importados para os EUA e 25% sobre peças automotivas até 3 de maio.
“As mudanças desta semana nos planos tarifários ajudarão a aliviar o impacto sobre as tarifas para montadoras, fornecedores e consumidores, mas… precisamos continuar a trabalhar em estreita colaboração com o governo em um conjunto abrangente de políticas para apoiar nossa visão compartilhada de uma indústria automobilística saudável e em crescimento, e ainda não chegamos lá”, disse Farley durante um evento de lançamento da Ford Expedition 2025 na fábrica de caminhões da empresa em Kentucky.

Farley afirmou que é “essencial” que as políticas dos EUA incentivem as exportações, bem como recompensem empresas, como a Ford, por sua produção americana.
“Muitos dos veículos que fabricamos aqui são exportados para o mundo todo. Não deveríamos receber crédito por isso?”, disse Farley. “Esses são empregos americanos e precisamos continuar trabalhando em peças acessíveis para garantir que essas cadeias de suprimentos promovam o crescimento doméstico e veículos acessíveis em nosso país.”
A Ford, maior produtora de veículos dos EUA, afirma ser uma exportadora líquida de peças e veículos com base no valor total das mercadorias e quase uma exportadora líquida por veículo. Uma exportadora líquida significa que uma empresa exporta mais do que importa.
Farley apresentou uma série de cenários hipotéticos sobre o impacto na indústria automobilística americana e nos Estados Unidos caso os concorrentes igualassem as operações de fabricação da Ford. Ele afirmou que tais ações representariam um aumento de 4 milhões de veículos por ano, 15 novas fábricas e mais de 500.000 novos empregos na indústria nos EUA.
“Imagine se as empresas que importam todos os veículos nos EUA tratassem a indústria americana como a Ford”, disse Farley, cuja empresa ainda importa uma quantidade considerável de veículos e peças do México, Canadá e China.
As tarifas de 25% sobre veículos importados para os EUA continuarão, mas as novas medidas visam reduzir o nível tarifário geral resultante de impostos separados — como tarifas adicionais de 25% sobre aço e alumínio — que se acumulavam.
Segundo a ordem, tarifas adicionais de 25% sobre peças automotivas, que deveriam entrar em vigor em 3 de maio, também entrarão em vigor, mas os veículos que passarem pela montagem final nos EUA poderão se qualificar para reembolsos parciais dessas taxas por dois anos.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Apresentador Ratinho recebe aval do governo do Paraná para construção de resort de luxo em área de preservação
2
Esquema de propina teria bancado avanço da Aegea em concessões de água e esgoto
3
Calote de R$ 5 bi opõe bandeiras e maquininhas de cartão de crédito após crise do Will Bank
4
Bolsa fecha no Carnaval? Veja como a B3 opera no feriado
5
Arquivos de Epstein: uma linha do tempo para entender a cronologia do caso