CNBC
O número de empresas brasileiras com operações produtivas nos Estados Unidos chegou a 70, com presença em 23 dos 50 estados norte-americanos, segundo a CNI.

CNBC Contratações em empresas privadas disparam; 104 mil em julho, diz ADP

Tarifas do Trump

Haddad diz que tensão com os EUA é “artificial” e causada por agentes internos

Publicado 30/07/2025 • 09:23 | Atualizado há 19 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (30) que a tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos é artificial e gerada por agentes internos.
  • “Se depender do Brasil, essa tensão desaparece, porque ela é artificial e produzida por pessoas do próprio país. Não faz sentido brasileiros no exterior alimentarem essa tensão”, declarou o ministro.
  • Para Haddad, o cenário deve se acalmar e permitir a retomada de negociações em bases mais técnicas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (30) que a tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos é artificial e gerada por agentes internos.

“Se depender do Brasil, essa tensão desaparece, porque ela é artificial e produzida por pessoas do próprio país. Não faz sentido brasileiros no exterior alimentarem essa tensão”, declarou o ministro.

Para Haddad, o cenário deve se acalmar e permitir a retomada de negociações em bases mais técnicas. “Quando ela se dissipar, a racionalidade vai presidir os trabalhos e nós vamos chegar a um denominador.”

Leia também:

“Brasil nunca abandonou a mesa de negociação”, diz Haddad

Haddad diz que Brasil busca diálogo com EUA em “bases respeitosas” e sem pressa

O ministro também confirmou que está tentando contato com o secretário norte-americano Scott Bessent, com quem já se reuniu na Califórnia. No entanto, Bessent está na Europa, onde cumpre agenda de acordos comerciais. “A assessoria dele pediu um pouco de paciência”, disse Haddad, ao comentar a possibilidade de uma nova conversa assim que o secretário retornar aos EUA.

Questionado sobre a atuação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Haddad disse não ter certeza se ele já voltou ao Brasil, mas acredita que esteja em retorno. O ministro da Fazenda afirmou ainda que, uma vez estruturada a agenda, o Itamaraty deverá se reunir com autoridades norte-americanas para tratar do tema.

Ao ser questionado sobre a agenda diária relacionada ao tema tarifário, Haddad foi direto: “Tem, todo dia nós temos.”

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump