Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Jim Cramer diz que esta é a maneira mais fácil para o mercado sair do seu “pesadelo” tarifário
Publicado 30/05/2025 • 15:55 | Atualizado há 2 meses
Figma pode chegar a valer R$ 87 bilhões em estreia na bolsa
O pior conselho de carreira número 1 dado por bilionários, diz autor de best-seller: qualquer um que diga isso ‘já é rico’
Subway escolhe veterano do Burger King como novo CEO
Microsoft sofre ataque ao SharePoint — uma versão segue vulnerável
Grupo investidor apoiado pela LVMH compra participação de 20% na Flexjet
Publicado 30/05/2025 • 15:55 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Jim Cramer no programa Squawk on the Street, 30 de junho de 2022.
Virginia Sherwood | CNBC (Reprodução CNBC Internacional)
Jim Cramer, da CNBC, disse na última quinta-feira (29) que a disputa judicial sobre as tarifas do presidente Donald Trump injeta temporariamente mais incerteza no mercado de ações — mas, argumentou, isso pode ser um presente para os investidores que se preocupam com os efeitos da política comercial da Casa Branca.
“Mesmo que você acredite em comércio justo, não em livre comércio, como eu, é preciso se perguntar como vamos conseguir acordos significativos agora que nossos parceiros comerciais sabem que os tribunais podem invalidar toda a agenda tarifária”, disse Cramer no programa “Mad Money”. “Nesse sentido, mas somente nesse sentido, talvez a derrubada das tarifas pelo judiciário seja a saída mais fácil desse pesadelo.”
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
O que vem a seguir na batalha legal de Trump sobre tarifas?
Ações caem após Trump dizer que a China violou acordo comercial
Os comentários de Cramer foram feitos depois que o S&P 500 e o Nasdaq Composite encerraram a sessão de quinta-feira (29) com alta de 0,4%, bem abaixo de suas máximas da sessão. O início das negociações na manhã de quinta-feira sugeriu que Wall Street caminhava para um dia forte, graças ao relatório de lucros da Nvidia, indicador de inteligência artificial, melhor do que o esperado na noite anterior e à decisão do Tribunal de Comércio Internacional dos EUA que anulou a maioria das tarifas de Trump.
No entanto, o sentimento positivo diminuiu com o passar do dia, argumentou Cramer, porque a incerteza sobre as contestações legais às tarifas aumentou. O governo Trump prometeu contestar a decisão de instância inferior e disse que poderia pedir à Suprema Corte que suspendesse a decisão já na sexta-feira. Então, na tarde de quinta-feira (29), um tribunal de apelações decidiu a favor da Casa Branca e suspendeu temporariamente a decisão do Tribunal de Comércio Internacional.
“Neste momento, o governo precisa torcer para que nossos parceiros comerciais acreditem que a Suprema Corte manterá as tarifas, ou que outro processo contra a próxima iteração de tarifas fracasse de alguma forma. Porque se o judiciário derrubar as tarifas, Trump não terá nenhuma carta na manga para negociar novos acordos comerciais”, disse Cramer.
A razão pela qual isso importa para o mercado de ações é que a esperança de que os EUA em breve fechem acordos comerciais com muitos países — levando a tarifas de importação mais baixas e mais clareza para empresas e consumidores — ajudou a impulsionar a alta do S&P 500 nas últimas semanas. O índice subiu quase 19% desde o fechamento de 8 de abril, um dia antes de Trump suspender voluntariamente a maioria das tarifas “recíprocas” que levaram o mercado a uma queda de quatro dias.
“Por outro lado, se [os juízes da Suprema Corte] ficarem contra a Casa Branca, não precisamos nos preocupar com os varejistas aumentando os preços em geral para repassar o prejuízo das tarifas”, disse Cramer.
Quando solicitada a responder às declarações de Cramer, a Casa Branca remeteu à CNBC os comentários feitos anteriormente na quinta-feira pela secretária de imprensa, Karoline Leavitt. “A Suprema Corte precisa pôr fim a isso”, disse Leavitt em uma coletiva de imprensa. Os juízes do Tribunal de Comércio Internacional dos EUA “estão ameaçando minar a credibilidade dos Estados Unidos no cenário mundial”, disse Leavitt.
Informação: O Charitable Trust de Jim Cramer, a carteira utilizada pelo CNBC Investing Club, possui uma posição na Nvidia.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Empresas dos EUA correm para garantir ímãs de terras raras — importações da China disparam 660%
Turistas brasileiros já podem usar Pix em lojas e restaurantes na França
Flexjet mantém encomenda de jatos da Embraer apesar de novas tarifas dos EUA
Tarifaço pode impactar vendas de suco de laranja, café, carne e frutas, aponta levantamento da USP
Com foco no mercado de bem-estar, Buddha Spa planeja internacionalização na América Latina