Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifaço derruba projeções do FMI
Publicado 23/04/2025 • 12:37 | Atualizado há 8 meses
Europa vê disparada de investimentos privados em tecnologia de defesa
Após estudar crianças de alto desempenho, pesquisador alerta para erro comum na educação dos filhos
Um ano após o ambicioso plano de IA do Reino Unido, implementação da infraestrutura foi um sucesso?
Por que comprar a Berkshire foi, segundo Warren Buffett, o seu maior erro?
Custo-benefício guiou cardápio dos restaurantes em 2025; e isso não mudará no próximo ano
Publicado 23/04/2025 • 12:37 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a previsão para o desempenho da economia global este ano e manteve o prognóstico para 2026.
Pexels.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a economia mundial deve crescer 2,8% neste ano, projeção 0,5 ponto porcentual menor que a anterior, divulgada em janeiro. Para o próximo ano, a expectativa também foi revista — de 3,3% para 3%.
Da mesma forma, o Fundo cortou suas projeções para o crescimento do Brasil neste e no próximo ano. O organismo espera que o PIB brasileiro avance 2,0% em 2025, e não mais 2,2%, como havia previsto em janeiro. Trata-se de uma desaceleração ainda mais intensa em relação a 2024, quando o País cresceu 3,4%.
Leia mais
O FMI também está menos otimista com a expectativa de crescimento do Brasil em 2026. O organismo espera que a atividade doméstica mantenha o ritmo de expansão de 2% no próximo ano, ante 2,2% pela estimativa inicial.
Segundo o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, a razão está nos impactos do tarifaço adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a economia global. “Embora muitos dos aumentos tarifários programados estejam suspensos por enquanto, a combinação de medidas e contramedidas elevou as taxas tarifárias americanas e globais a níveis recordes”, diz ele, no relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês) do FMI, publicado ontem.
Pelas estimativas do Fundo, o Brasil deve crescer bem abaixo dos seus pares emergentes e em desenvolvimento, que tendem a avançar 3,7% neste ano. No entanto, o País pode superar economias avançadas, cuja projeção é de alta de 1,4% em 2025, e ficar em linha com a América Latina e o Caribe, cuja estimativa é de avanço 2%.
O Brasil ficou no grupo dos países menos afetados pelo tarifaço de Trump, com uma alíquota de 10%. No entanto, economistas têm alertado para os efeitos de um mundo mais adverso no PIB local.
Por sua vez, a inflação no Brasil deve se agravar. O FMI espera que o índice de preços ao consumidor (IPCA) alcance 5,3% neste ano, ante 4,4% em 2024. Já para 2025, o Fundo vê o indicador retrocedendo a 4,3%.
Em um cenário de menor crescimento e maior inflação, o desemprego no Brasil deve aumentar, alerta o organismo. O FMI vê o indicador em 7,2%, neste ano, e 7,3% no próximo. Em 2024, o índice de desemprego no Brasil ficou em 6,9%.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
2
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
3
Correios detalham reestruturação com corte de custos, venda de ativos e novo modelo de negócios
4
R$ 41 bilhões parados: clientes do Banco Master só devem receber do FGC em 2026
5
Exército brasileiro vai investir em sistema de defesa antiaérea para interceptar drones e mísseis