CNBC
Lideranças femininas podem trazer mais inovação para empresas, diz executiva da VR.

CNBC Concorrência por talentos eleva salários e bônus em escritórios de gestão familiar

Mundo

Trump demite comissária de estatísticas após números abaixo do esperado

Publicado 01/08/2025 • 17:22 | Atualizado há 10 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu nesta sexta-feira (1º) a comissária do Bureau of Labor Statistics (BLS), poucas horas após o órgão ter divulgado que o crescimento de empregos no país praticamente estagnou.
  • Em uma postagem no Truth Social, que também critica duramente o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, Trump acusou a comissária Erika McEntarfer de ser uma indicada política que estaria manipulando os dados de emprego.
  • Trump e os republicanos no Congresso têm criticado repetidamente o BLS ao longo dos anos por sua coleta de dados. Em especial, as grandes revisões têm sido alvo frequente.

Erika McEntarfer foi demitida do cargo de comissária do Bureau of Labor Statistics por Trump

Divulgação/Bureal of Labor Statistics

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu nesta sexta-feira (1º) a comissária do Departamento de Estatísticas do Trabalho (Bureau of Labor Statistics, BLS), poucas horas após o órgão ter divulgado que o crescimento de empregos no país praticamente estagnou.

Em uma postagem no Truth Social, que também critica duramente o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, Trump acusou a comissária Erika McEntarfer de ser uma indicada política que estaria manipulando os dados de emprego.

“Acabei de ser informado de que os ‘Números de Emprego’ do nosso país estão sendo produzidos por uma indicada de Biden, Dra. Erika McEntarfer, a comissária de Estatísticas do Trabalho, que falsificou os números antes da eleição para tentar impulsionar as chances de vitória de Kamala [Harris]”, escreveu Trump.

“Precisamos de números de emprego precisos. Ordenei à minha equipe que demitisse essa indicada política de Biden, IMEDIATAMENTE. Ela será substituída por alguém muito mais competente e qualificado”, ele acrescentou.

Leia mais:

Trump posiciona submarinos nucleares e escala tensão com a Rússia

Bolsas da Europa fecham em forte baixa, seguindo tarifas de Trump e payroll nos EUA

A CNBC entrou em contato com o BLS para obter comentários. A NBC News confirmou que McEntarfer foi demitida. O BLS opera sob o Departamento do Trabalho, cuja comissária, Lori Chavez-DeRemer, é uma indicada de Trump.

A surpreendente decisão veio no mesmo dia em que o BLS informou um ganho de apenas 73 mil empregos não agrícolas em julho, abaixo das expectativas do mercado. Além disso, o órgão revisou significativamente para baixo os números dos dois meses anteriores, cortando um total combinado de 258 mil empregos, o que colocou a média de crescimento trimestral em apenas 35 mil. Foi a maior revisão negativa em dois meses desde abril de 2020, nos primeiros dias da crise da Covid.

Trump e os republicanos no Congresso têm criticado repetidamente o BLS ao longo dos anos por sua coleta de dados. Em especial, as grandes revisões têm sido alvo frequente.

No seu plano orçamentário deste ano, Trump propôs uma redução de 8% no quadro de funcionários do órgão, levantando dúvidas sobre a integridade das contagens de emprego, preços ao consumidor e outros indicadores econômicos importantes. O BLS tem tido que imputar quantidades crescentes de dados estimados em diversos de seus relatórios.

“Números importantes como esses precisam ser justos e precisos, não podem ser manipulados para fins políticos”, escreveu o presidente. “McEntarfer disse que apenas 73.000 empregos foram adicionados (um choque!), mas, mais importante, que cometeram um erro grave: uma redução de 258.000 empregos nos dois meses anteriores. Coisas semelhantes aconteceram no início do ano, sempre com revisões negativas”.

Antes do relatório de sexta-feira, Trump vinha exaltando a força do mercado de trabalho. Após a divulgação dos números de junho, a Casa Branca chegou a emitir um comunicado chamando o momento de “Boom de Junho.”

O relatório fraco de empregos de sexta-feira foi seguido por uma queda acentuada nos mercados: o índice Dow Jones caiu mais de 500 pontos e o Nasdaq, focado em tecnologia, caiu mais de 2%. Os rendimentos dos títulos do Tesouro também recuaram.

“Não acredito no que acabei de ver”, disse Peter Mallouk, presidente e diretor de investimentos da Creative Planning. “A postagem de Trump nas redes sociais parecia uma paródia ou sátira a princípio”, disse ele.

“Isso não é saudável”, acrescentou. “Não podemos ter um conjunto de números sendo divulgado e demitir alguém que serviu sob várias administrações em diversos cargos simplesmente porque você não gostou dos números”.

Além do ataque à McEntarfer e ao BLS, Trump criticou pela terceira vez no mesmo dia o presidente do Fed, Jerome Powell, que tem defendido que o banco central não reduza os juros até entender melhor o impacto das tarifas impostas pelo presidente sobre a inflação.

“A economia está em EXPANSÃO sob o ‘TRUMP’, apesar de um Fed que também joga, desta vez com as taxas de juros, que foram reduzidas duas vezes, e substancialmente, pouco antes da eleição presidencial, presumo que na esperança de eleger ‘Kamala’ – Como isso funcionou?”, escreveu Trump. “Jerome ‘Muito Tarde’ Powell também deveria ser aposentado”.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), o braço de política monetária do banco central, votou na quarta-feira (30) para manter a taxa básica de juros inalterada, como está desde dezembro. No entanto, após o relatório fraco de empregos, os mercados futuros passaram a precificar fortemente um possível corte em setembro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo