Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump diz que não tem ‘nenhuma intenção’ de demitir o presidente do Fed
Publicado 22/04/2025 • 18:53 | Atualizado há 5 meses
Publicado 22/04/2025 • 18:53 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa na Casa Branca em Washington, D.C.
Kevin Lamarque | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)
O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira (22) que não tem “nenhuma intenção” de demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, antes que seu mandato à frente do banco central dos EUA termine no próximo ano.
“Absolutamente nenhuma,” disse Trump no Salão Oval ao ser questionado se poderia esclarecer que não buscava a remoção de Powell. “Nunca quis.”
Leia mais:
O comentário representa uma mudança dramática para Trump, que recentemente intensificou sua retórica contra Powell e se recusou a descartar a possibilidade de tomar a medida sem precedentes de demiti-lo.
Trump, que tem pressionado intensamente o presidente do Fed para cortar as taxas de juros na esperança de estimular o crescimento econômico, disse na semana passada sobre Powell: “Se eu quiser tirá-lo de lá, ele sairá bem rápido.”
O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, disse na sexta-feira (18) que Trump e seus assessores estavam estudando ativamente a possibilidade de demitir Powell.
Powell, nomeado por Trump durante seu primeiro mandato como presidente, deve permanecer como presidente do Fed até maio de 2026. Ele declarou categoricamente que o presidente não pode demiti-lo de acordo com a lei.
Na segunda-feira (21), Trump lançou sua crítica mais incendiária a Powell até agora, chamando-o de “grande perdedor” e pedindo que ele reduza imediatamente as taxas de juros.
Mas, ao ser questionado na tarde de terça-feira (22) sobre a possibilidade de demitir Powell, Trump disse: “a imprensa exagera as coisas.”
“Não, não tenho intenção de demiti-lo,” disse Trump a repórteres após uma cerimônia de posse de Paul Atkins como presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.
“Eu gostaria de vê-lo ser um pouco mais ativo em relação à sua ideia de reduzir as taxas de juros,” acrescentou o presidente. “Este é um momento perfeito para reduzir as taxas de juros.”
*Esta é uma notícia em desenvolvimento. Atualize para mais informações.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Brasília agora: Congresso Nacional une líderes para ter o poder de punir diretores do Banco Central
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta