Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump manda libertar ex-deputado George Santos, filho de brasileiros, acusado de fraude eletrônica e roubo de identidade
Publicado 17/10/2025 • 19:44 | Atualizado há 4 semanas
Empresas cortam profissionais iniciantes para investir em IA; especialistas veem risco no longo prazo
Mercado de luxo volta a ganhar fôlego na China, dizem executivos
Como tarifas e IA estão impulsionando o mercado de segunda mão nos EUA
Conheça o executivo que começou descarregando caminhões e dobrou o faturamento de um gigante
Contas de luz avançam acima da média nacional em estados que concentram data centers nos EUA
Publicado 17/10/2025 • 19:44 | Atualizado há 4 semanas
Foto: Shannon Stapleton | Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na noite de sexta-feira (17) que comutou a pena de prisão de George Santos, libertando imediatamente o ex-congressista republicano em desgraça.
Em uma publicação no Truth Social, Trump escreveu que Santos “era um tanto vilão, mas há muitos vilões em todo o país que não são forçados a cumprir sete anos de prisão”.
George Santos, de 37 anos, havia sido condenado a 87 meses de prisão federal após se declarar culpado de fraude eletrônica e roubo de identidade qualificado.
O ex-representante de Nova York serviu na Câmara por menos de um ano, antes de ser expulso do Congresso em dezembro de 2023, em meio a uma série de escândalos.
Mesmo antes de tomar posse, Santos admitiu ter mentido sobre detalhes importantes de sua vida durante a campanha eleitoral. Enquanto estava no Congresso, foi acusado pelo Departamento de Justiça de diversos crimes federais, incluindo fraude, roubo, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Antes de se entregar, o ex-parlamentar publicou vídeos personalizados na plataforma Cameo — com valores a partir de US$ 300 — e participou de transmissões ao vivo no X (antigo Twitter). Em uma das postagens, escreveu:
“O pano caiu, os holofotes se apagaram e os cristais foram guardados. Foi bagunçado? Sempre. Glamouroso? Às vezes. Honesto? Tentei… na maioria dos dias.”
Durante uma live de mais de uma hora, Santos afirmou que não sabia se seria perdoado por Donald Trump, seu aliado político, e declarou que a decisão caberia apenas ao presidente dos Estados Unidos.
Segundo a NBC News, mesmo antes da posse, investigações da imprensa revelaram que George Santos havia falsificado informações em seu currículo e inventado passagens de sua biografia para enganar eleitores e doadores.
Em novembro de 2023, a Comissão de Ética da Câmara divulgou um relatório com indícios de crimes federais, o que reforçou a decisão do plenário pela sua expulsão. Posteriormente, o Departamento de Justiça formalizou as acusações, encerrando uma das trajetórias mais polêmicas e breves da história recente do Legislativo norte-americano.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
3
Na COP30, chefe do clima da ONU cobra resultados de negociadores e pede que países cedam
4
Raízen antecipa contratos de quase metade da safra 26/27 e garante boa rentabilidade
5
CNH gratuita no Paraná? Programa garante habilitação sem custos no estado