Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Linda Yaccarino deixa o cargo de CEO do X, de Elon Musk
O chatbot Grok AI de Elon Musk nega ter elogiado Hitler e feito comentários antissemitas
Trump diz que irá impor tarifas de 50% sobre cobre e 200% para produtos farmacêuticos
Starbucks China recebe propostas que avaliam a rede de cafés em até US$ 10 bi, dizem fontes
Ações da fabricante de Ray-Ban, EssilorLuxottica, saltam 6% com participação da Meta em IA
KEY POINTS
Em carta divulgada em sua rede social Truth Social nesta quarta-feira (9), o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai aplicar tarifas de 50% ao Brasil sobre produtos importados. A nova alíquota entra em vigor a partir de 1º de agosto.
Na carta direcionada ao presidente Lula, ele menciona logo no primeiro parágrafo sua discordância com o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e pede que essa “caça às bruxas” termine “IMEDIATAMENTE”.
Veja trechos da carta:
“Prezado Sr. Presidente,
Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, por quem sempre tive grande respeito, assim como a maioria dos demais líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro — um líder altamente respeitado no mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos — é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria estar ocorrendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!
Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (como ilustrado recentemente pela Suprema Corte brasileira, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS às plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos, separadamente das tarifas setoriais. Mercadorias reexportadas para tentar driblar essa tarifa de 50% também estarão sujeitas a esse valor mais alto.“
Mais cedo, Trump enviou cartas ditando novas tarifas dos EUA sobre as importações de pelo menos mais seis países, reforçando sua abordagem agressiva para redefinir as relações comerciais globais dos Estados Unidos.
O anúncio das tarifas já estava previsto. “Vamos ter mais tarifas hoje. Brasil é um exemplo. Brasil não tem sido legal conosco. Vamos divulgar números do Brasil hoje ou amanhã”, disse Trump mais cedo nesta quarta-feira.
Leia mais:
Trump envia mais cartas ditando altas taxas de tarifas ao redor do mundo
Novas tarifas impostas por Trump atingem setores estratégicos da indústria mundial
As últimas cartas, reveladas por Trump por meio de capturas de tela do Truth Social, foram enviadas aos líderes das Filipinas, Brunei, Moldávia, Argélia, Iraque e Líbia.
As cartas quase idênticas assinadas por Trump foram enviadas ao Japão, Coreia do Sul, Malásia, Cazaquistão, África do Sul, Laos, Mianmar, Tunísia, Indonésia, Bangladesh, Sérvia, Camboja, Tailândia e Bósnia e Herzegovina.
As tarifas para os países até o momento variam de 20% a 40%. As cartas observam que os EUA “talvez” considerem ajustar os novos níveis tarifários, “dependendo da nossa relação com o seu país”.
Muitas das novas taxas estão próximas daquelas impostas por Trump como parte de sua implementação de tarifas do “dia da libertação” em 2 de abril, que estabeleceu uma taxa básica de 10% para quase todos os países do planeta e aplicou taxas muito mais altas a dezenas de nações individuais.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump impõe tarifas de 50% ao Brasil
Lista das empresas mais sustentáveis do mundo tem cinco varejistas no top 100 e presença brasileira; veja os nomes
Leia na íntegra a carta de Trump taxando produtos brasileiros em 50%
Nvidia alcança US$ 4 trilhões em valor de mercado e torna-se a empresa mais valiosa da história
Itamaraty convoca embaixada dos EUA para esclarecimentos sobre nota pró-Bolsonaro