JPMorgan.

CNBC JPMorgan Chase está indo atrás dos milionários americanos e de um jeito à moda antiga

Mundo

Vendas da Tesla na Europa caem 49% devido a danos à marca e aumento da concorrência

Publicado 27/05/2025 • 08:03 | Atualizado há 14 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Tesla vendeu 7.261 carros na Europa em abril, uma queda de 49% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
  • A Tesla sofreu danos à marca nos últimos meses por causa do envolvimento político do CEO Elon Musk com o presidente dos EUA, Donald Trump.
  • A Tesla também está enfrentando uma concorrência acirrada na Europa.
Elon Musk acompanha Trump ao Torneio de Luta Livre da NCAA da Filadélfia

Elon Musk acompanha Trump ao Torneio de Luta Livre da NCAA da Filadélfia

Foto: MATT ROURKE/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vendas europeias da Tesla veículos despencaram em abril, já que a fabricante de carros elétricos dos EUA continua enfrentando danos à reputação regional e concorrência crescente.

A Tesla vendeu 7.261 carros na Europa em abril, uma queda de 49% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Essa queda ocorreu mesmo com o aumento anual de 34,1% nas vendas totais de carros elétricos a bateria em abril.

A Tesla enfrentou danos à marca nos últimos meses devido ao envolvimento político do CEO Elon Musk com o presidente dos EUA, Donald Trump, com protestos ocorrendo em concessionárias Tesla por toda a Europa em março.

As vendas da Tesla caíram quase 40% em relação ao ano anterior, no período de janeiro a abril.

A empresa lançou uma versão atualizada de seu veículo utilitário esportivo Model Y este ano, mas sua linha geral de carros ainda está envelhecendo, sem nenhuma nova oferta para o mercado de massa revelada até o momento.

Ao mesmo tempo, a Tesla continua a enfrentar a crescente concorrência de montadoras tradicionais, bem como de concorrentes chineses agressivos. Na semana passada, dados separados mostraram que a gigante automobilística BYD vendeu mais carros 100% elétricos na Europa do que a Tesla pela primeira vez.

Os consumidores europeus também demonstram preferência por veículos elétricos híbridos — carros com bateria pequena que ainda funcionam principalmente com combustível tradicional. Os veículos elétricos híbridos representam pouco mais de 35% do mercado automobilístico europeu, segundo dados da ACEA.

A Tesla não tem nenhum carro elétrico híbrido no mercado, vendendo apenas veículos movidos a bateria.

Investidores questionaram a dedicação de Musk à Tesla devido ao seu tempo como conselheiro de Trump e ao seu papel de liderança do chamado Departamento de Eficiência Governamental. Musk afirmou na mais recente teleconferência de resultados da Tesla que seu tempo dedicado à gestão do DOGE diminuiria significativamente até o final de maio, mas que planeja dedicar um “ou dois dias por semana” ao trabalho governamental.

O bilionário da tecnologia acrescentou em um discurso público recente que está comprometido em liderar a Tesla pelos próximos cinco anos.

– Ashley Capoot, da CNBC, contribuiu para esta reportagem.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo