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Volvo Cars muda de estratégia nos EUA à medida que tarifas pesam
Publicado 17/07/2025 • 10:26 | Atualizado há 5 horas
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KEY POINTS
O lucro operacional da volvo do segundo trimestre, excluindo itens que afetam a comparabilidade, caiu para 2,9 bilhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 1,52 bilhão), em comparação com 8 bilhões no mesmo período do ano passado.
unsplash
A montadora Volvo Cars, com sede na Suécia, planeja mudar de estratégia nos Estados Unidos, à medida que as tarifas comerciais de Washington começam a impactar seus negócios.
Na quinta-feira (17), a empresa que pertence ao grupo chinês Geely Holding, informou que o lucro operacional do segundo trimestre, excluindo itens que afetam a comparabilidade, caiu para 2,9 bilhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 1,52 bilhão), em comparação com 8 bilhões no mesmo período do ano passado.
A receita do segundo trimestre caiu para 93,5 bilhões de coroas suecas, em comparação com 101,5 bilhões de coroas suecas no mesmo período em 2024.
A Volvo Cars, considerada uma das montadoras europeias mais expostas às tarifas dos EUA, afirmou que o resultado reflete o ambiente desafiador no qual a indústria automotiva se encontra.
A empresa também foi impactada por uma despesa única não monetária de 11,4 bilhões de coroas, anunciada anteriormente.
Os resultados do segundo trimestre foram divulgados logo após a Volvo Cars anunciar planos de adicionar seu utilitário esportivo mais vendido, o XC60, à linha de produção de sua fábrica nos EUA, localizada em Ridgeville, nos arredores de Charleston, na Carolina do Sul.
A produção do XC60, que tem sido o modelo mais vendido da empresa globalmente por anos, está programada para começar na fábrica no final de 2026.
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Ao mesmo tempo, a Volvo Cars começou a retirar sedãs e peruas de seu portfólio nos EUA devido ao interesse em declínio, conforme reportado pela Reuters na quinta-feira (17). Isso ocorre à medida que as tarifas de 27,5% sobre veículos fabricados na Europa e 100% sobre veículos elétricos importados da China forçaram as montadoras a revisar suas estratégias de produto.
O CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, afirmou que a empresa “definitivamente não” sairá do mercado dos EUA, onde está presente há 70 anos.
“O que estamos fazendo é, em primeiro lugar, queremos preencher nossa fábrica na Carolina do Sul. Ela deve ser o ativo estratégico que foi planejado para ser. Então, precisamos utilizá-la mais”, disse Samuelsson ao programa “Europe Early Edition” da CNBC na quinta-feira (17).
“Em segundo lugar, é claro, agora com as tarifas, é muito natural trazer um modelo de carro com grande volume de vendas. Estamos trazendo o SUV XC60”, acrescentou o executivo.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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