Conhece a regra que vai fazer você desligar a TV e pegar um livro?
Publicado qua, 19 fev 2025 • 11:56 AM GMT-0300 | Atualizado há 7 dias
Publicado qua, 19 fev 2025 • 11:56 AM GMT-0300 | Atualizado há 7 dias
KEY POINTS
Livro
Pexels
A maioria de nós já chegou em casa após um longo dia, se jogou no sofá, rolou as redes sociais e ignorou as muitas outras formas que preferiríamos usar aquele tempo. Raramente, no entanto, o conhecimento de que há coisas mais produtivas e gratificantes para fazer nos inspira a realmente realizá-las.
Isso acontece porque nossos cérebros não estão programados para aceitar mudanças, diz Mel Robbins, autora de “A Regra dos 5 Segundos: Transforme sua Vida, Trabalho e Confiança com Coragem no Dia a Dia.”
“Mudar exige que você faça coisas que são incertas, assustadoras ou novas”, escreveu Robbins. Mas o seu cérebro não gosta disso e quase sempre escolherá o familiar em vez do desconhecido. Os lampejos de inspiração são facilmente esmagados pela autocrítica e medo.
“Percebo que, quanto mais eu espero entre o impulso inicial de agir e o movimento físico, mais altos ficam as desculpas, e mais difícil se torna me forçar a agir”, escreveu Robbins.
Para se motivar a agir, Robbins criou a “regra dos cinco segundos”: quando você sentir aquele impulso de motivação para fazer algo que realmente quer, conte de cinco a um. Depois, faça uma ação que te leve em direção ao seu objetivo.
Quer parar de assistir TV e pegar um livro? Conte de cinco a um e então aperte o botão “desligar”. Desafiou-se a caminhar mais neste ano, mas não consegue colocar o tênis e sair? Conte até um e então levante-se.
A regra dos cinco segundos pode interromper o processo negativo do cérebro antes mesmo de começar.
“Se você tiver um daqueles pequenos impulsos que estão te puxando, se você não casar isso com uma ação dentro de cinco segundos, você puxa o freio de emergência e mata a ideia”, disse Robbins em uma palestra do TED.
De acordo com Robbins, há três maneiras de usar a regra dos cinco segundos:
Para mudar seu comportamento: Formar novos hábitos ou quebrar os antigos é mais difícil do que parece. Ao contar de cinco a um, você pode se forçar a mudar antes que seu cérebro consiga te convencer a não fazer isso.
Para agir com coragem todos os dias: “A regra vai silenciar a sua autocrítica e construir confiança à medida que você se força a perseguir suas paixões, compartilhar suas ideias no trabalho, se voluntariar para projetos que te desafiem, criar sua arte e se tornar um líder melhor”, escreveu Robbins.
Digamos que você queira se expressar mais nas reuniões. Conte de cinco a um e então levante a mão. Quanto mais você esperar, menos provável será que contribua.
Para controlar sua mentalidade: Esta é “a maneira mais poderosa de usar a regra”, escreveu Robbins. Se você se pegar em um ciclo de autocrítica, contar até cinco e depois fazer um esforço ativo para interromper essa narrativa pode ajudar a mudar para uma mentalidade mais positiva.
Essa regra pode reprogramar seu cérebro para que seu impulso não seja mais questionar ações, mas realizá-las, afirma Robbins.
“Uma coisa que a maioria de nós não percebe é que padrões de pensamento como preocupação, autocrítica e medo são apenas hábitos — e você repete esses padrões sem nem perceber”, escreveu ela.
Seja qual for o seu objetivo — cozinhar mais, sair mais em encontros ou simplesmente arrumar a cama pela manhã — a regra dos cinco segundos pode ajudá-lo a associar essas intenções à ação.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.