CNBC
Latas de Coca-Cola são fotografadas em um supermercado em Bayonne, Nova Jersey, em 8 de abril de 2025.

CNBC Lucro da Coca-Cola supera estimativas com forte demanda na Europa compensando fraqueza em outras regiões

Empresas & Negócios

Pagamentos por sorriso: Verifone deve lançar biometria facial no varejo brasileiro em até seis meses

Publicado 21/07/2025 • 23:05 | Atualizado há 15 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Verifone, empresa global de tecnologia de pagamentos, deve lançar no Brasil, nos próximos seis meses, uma solução de biometria facial que permite validar transações com o reconhecimento do rosto do consumidor.
  • Em entrevista ao Jornal Times Brasil, Caetano Altieri, general manager da Verifone no Brasil, explicou que a inovação substitui a senha no momento do pagamento, mantendo o meio de pagamento já escolhido — como cartão, débito ou Pix.

A Verifone, empresa global de tecnologia de pagamentos, deve lançar no Brasil, nos próximos seis meses, uma solução de biometria facial que permite validar transações com o reconhecimento do rosto do consumidor.

Em entrevista ao Jornal Times Brasil, Caetano Altieri, general manager da Verifone no Brasil, explicou que a inovação substitui a senha no momento do pagamento, mantendo o meio de pagamento já escolhido — como cartão, débito ou Pix.

Leia mais:

Amazon descumpre promessa de não mexer nos preços em postura divergente da adotada pela Walmart

“O que a gente fez foi embarcar isso dentro dos nossos terminais, acoplando uma câmera com sensores que reconhecem seu rosto e, quando você sorri, indicam que está concordando com a transação”, afirmou Altieri.

Segundo ele, o recurso pode tornar a experiência de compra mais fluida, especialmente em estabelecimentos como lojas de conveniência e redes de fast food. A Verifone já iniciou a implantação da tecnologia em varejistas dos Estados Unidos.

Altieri destacou que a biometria facial será apenas uma das opções disponíveis ao consumidor. “Você pode optar por não usar a biometria e digitar sua senha normalmente. Além disso, o sistema também consegue identificar a palma da mão como alternativa de autenticação”, explicou.

Para o executivo, o avanço da biometria no varejo acompanha mudanças de comportamento. “Hoje, 80% das pessoas já estão digitalizadas e usam biometria em bancos. O varejo busca cada vez mais uma experiência segura e diferenciada.”

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios