Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Unicamp investe R$ 20 milhões em novo conjunto de moradias estudantis
Publicado 12/08/2025 • 13:57 | Atualizado há 1 dia
Casa Branca reduz expectativas para cúpula entre Trump e Putin
Games e IA expandem receita trimestral da gigante chinesa Tencent
Sphere de Las Vegas vende 120 mil ingressos para sessões ‘revolucionárias’ de ‘O Mágico de Oz’
Aaron Rodgers, da NFL, aposta em startup para criar o “LinkedIn dos atletas”
Candidatos ao Fed, Miran e Bullard dizem que tarifas de Trump não causam inflação
Publicado 12/08/2025 • 13:57 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Thomaz Marostegan Unicamp/ Agência
Thomaz Marostegan Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, oficializou nesta segunda-feira (11) a compra de um terreno de 44 mil metros quadrados em Barão Geraldo, distrito de Campinas, para a construção de novas moradias estudantis. O investimento foi de R$ 20 milhões.
O programa de habitação da Unicamp atende atualmente cerca de 1.000 estudantes. Na nova área, serão construídos complexos residenciais para mais 1.400 alunos, ampliando a capacidade total para cerca de 2.400 moradores. A expansão já havia sido aprovada há três anos pelo Conselho Universitário (Consu).
Metade do terreno será destinada às residências, e a outra metade a instalações de apoio administrativo, atividades esportivas e culturais e programas de extensão universitária. O projeto inclui refeitório, horta coletiva, espaço para teatro e campo de futebol.
“Trata-se de uma nova forma de pensar a residência universitária, não apenas como acolhimento, mas como espaço de interação da universidade com a cidade, com atividades culturais, esportivas e de extensão”, afirmou o coordenador-geral da Unicamp, professor Fernando Coelho.
O programa de permanência estudantil é voltado a alunos de baixa renda que moram fora da Região Metropolitana de Campinas. Atualmente, a moradia universitária conta com 226 residências — cada uma com sala, quarto e banheiro — e 27 estúdios para famílias.
Estudantes celebraram a compra do terreno, mas também reivindicaram a criação de moradias em Limeira e Piracicaba, onde a Unicamp mantém cursos. “A compra do terreno é uma vitória na luta pela permanência estudantil, mas precisamos ampliar esse benefício para outras cidades”, disse Laura Khaddou, coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Segundo a universidade, a Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (Deape) oferece bolsas de auxílio-moradia para subsidiar o aluguel de alunos que não encontram vaga na moradia ou estudam em outras unidades fora de Campinas.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings