CNBC
Bandeira do Japão.

CNBCEconomia do Japão cresce acima do esperado no segundo trimestre, apesar de tarifaço

Mundo

CNBC Originals: por que as marcas de doces querem ir além do chocolate?

Publicado 14/08/2025 • 23:32 | Atualizado há 4 horas

da Redação

KEY POINTS

  • O grupo italiano Ferrero, dono na Nutella e Ferrero Rocher, entrou para o mercado de cerais matinais nos Estados Unidos com a compra da gigante Kellogg, proprietária do Sucrilhos e Froot Loops. O acordo anunciado em julho será de US$ 23 por ação, o que representa US$ 100 bilhões por 100% do negócio.
  • Mesmo com desafios setoriais, o grupo Ferrero cresceu 8,9% em 2024, atingindo 18 bilhões de euros. Hoje, as 35 marcas do portfólio da empresa são vendidas em 170 países.

O grupo italiano Ferrero, dono de marcas como Nutella e Ferrero Rocher, anunciou sua entrada no mercado de cereais matinais dos Estados Unidos com a compra da gigante Kellogg, responsável por rótulos icônicos como Sucrilhos e Froot Loops. O acordo, fechado em julho, prevê o pagamento de US$ 23 por ação, totalizando cerca de US$ 100 bilhões pela aquisição integral da companhia.

Mesmo diante de desafios no setor alimentício, a Ferrero registrou crescimento de 8,9% em 2024, alcançando faturamento de 18 bilhões de euros. Atualmente, o portfólio da empresa reúne 35 marcas comercializadas em 170 países.

Para o professor da FIA Business School Marcos Piellusch, a operação é estratégica para acelerar a expansão da companhia. “Em vez de começar do zero, a empresa adquire outra que já possui operação estruturada, marca consolidada e base fiel de clientes”, explica.

Leia mais
CNBC Originals: triagem genética de embriões representa avanço ou risco ético?
CNBC Originals: startup de agronegócio usa IA para avaliar grãos

Essa forma de diversificação, na qual uma empresa de doces investe em outro segmento, não é novidade. Em 1935, a Mars, fabricante dos M&Ms, ingressou no ramo de pet care ao adquirir a britânica Chappie, especializada em alimentos para cães. Hoje, o portfólio da Mars inclui chocolates como Snickers, Twix e Skittles, além de marcas pet como Royal Canin e Whiskas.

Piellusch afirma que “faz total sentido” para grandes marcas investirem em setores diferentes. “Isso ajuda a diluir riscos e abrir novas fontes de receita, protegendo o caixa e mantendo o crescimento mesmo quando o setor principal enfrenta desafios”, diz. Entre 2023 e 2025, por exemplo, o preço do cacau subiu 150%, enquanto consumidores passaram a buscar alimentos mais saudáveis — movimentos que, segundo ele, podem ter incentivado empresas a expandirem para outros mercados.

O professor acrescenta que companhias com portfólio muito concentrado tendem a “valer menos”. “Ser especialista é bom por um lado, mas a falta de diversificação limita o crescimento e aumenta a exposição a choques”, completa.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo