Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Gayer: Planalto vê ‘guerra psicológica’ dos Estados Unidos com o STF
Publicado 05/09/2025 • 20:37 | Atualizado há 4 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 05/09/2025 • 20:37 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O pedido de esclarecimentos do governo norte-americano a bancos brasileiros a respeito do cumprimento da Lei Magnitsky foi avaliado por auxiliares do presidente Lula como uma “guerra psicológica” sobre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para integrantes do Palácio do Planalto, foi uma forma de os Estados Unidos pressionarem os magistrados a absolver ou reduzir as penas dos réus da ação penal do golpe.
Os votos dos juízes serão revelados na próxima semana, entre terça-feira e sexta-feira, e o Executivo não descarta novas sanções personalizadas aos magistrados após a conclusão do caso.
Leia mais:
Trump diz que governo do Brasil é ‘radicalmente de esquerda’: ‘estamos muito chateados’
Múcio compara tensão entre EUA e Venezuela a ‘briga de vizinhos’ em meio a envio de caças ao Caribe
O ministro Alexandre de Moraes foi sancionado pela Magnitsky em julho. Com isso, bancos brasileiros, se quiserem manter operações em dólar nos Estados Unidos, não podem manter relações comerciais com o magistrado, sob pena de sanção. O ministro Flávio Dino, do STF, porém, determinou que os bancos brasileiros não podem cumprir legislações americanas sem anuência da Corte, o que gerou um impasse para o setor.
Na quarta-feira (3), o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac) cobrou esclarecimentos de ao menos quatro bancos brasileiros, de acordo com fontes, o que derrubou ações do setor no Ibovespa B3.
O governo federal entende que as negociações do tarifaço com os Estados Unidos, tanto no setor público quanto no privado, estão paralisadas e não têm como avançar até o fim do julgamento do ex-presidente no STF.
Para essas fontes, qualquer concessão comercial — do Brasil ou dos Estados Unidos — neste momento seria lida como fraqueza, diante da centralidade do julgamento no noticiário. Por isso, a avaliação geral é que é preciso esperar o desfecho do julgamento no Supremo.
Em julho, o presidente americano, Donald Trump, atribuiu ao processo enfrentado por Bolsonaro a sua decisão de elevar a tarifa aplicada contra o Brasil de 10% para 50%.
Além disso, o governo brasileiro considera que há pouca margem para negociação, porque a demanda central dos americanos seria uma anistia a Bolsonaro, termos em que o governo Lula se recusa a conversar. De acordo com um interlocutor, se houver um único recuo na arena política, outros terão de ser feitos.
Sob reserva, integrantes do Palácio do Planalto entendem que a comitiva empresarial liderada pela CNI em Washington “confirmou o esperado”: a disputa com os Estados Unidos é política, não comercial, e haverá algum grau de tensão até as eleições de 2026.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, revelou em Washington que o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, disse aos empresários brasileiros que a tônica de uma eventual conversa com autoridades brasileiras teria de ser a situação política.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
2
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
3
Mega da Virada vai pagar prêmio de R$ 1 bilhão
4
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?