Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Amazon avança na corrida da internet via satélite para enfrentar a Starlink
Publicado 13/09/2025 • 09:00 | Atualizado há 5 horas
Investimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia
Eli Lilly e Novo Nordisk se preparam para batalha no campo dos medicamentos contra a obesidade
EXCLUSIVO CNBC: saiba como será o investimento de US$ 600 bilhões que a Apple vai fazer nos EUA para evitar tarifaço
Ram alega demanda reduzida e cancela produção de picape 100% elétrica
Relatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna
Publicado 13/09/2025 • 09:00 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Unsplash.
Amazon entra no mercado de internet via satélite com Kuiper, enquanto SpaceX mantém liderança com Starlink.
A Amazon busca acelerar sua presença no mercado de internet via satélite e desafiar a liderança da Starlink, da SpaceX. Até o mês passado, o número de satélites Kuiper em órbita da Amazon não chegava a três dígitos, mas a empresa estadunidense deu um passo importante ao fechar seu primeiro contrato para fornecer Wi-Fi a bordo de uma companhia aérea. A JetBlue será a primeira a utilizar os serviços do Projeto Kuiper em aeronaves selecionadas a partir de 2027, ampliando os benefícios do Fly-fi, seu sistema de conectividade a bordo.
Apesar do avanço, a Amazon ainda enfrenta uma lacuna significativa em relação à Starlink, que já atende clientes como Virgin Atlantic, United Airlines e Air France. A constelação Kuiper está em estágio inicial, com apenas 102 satélites em órbita, enquanto a SpaceX opera mais de 8.300 unidades, com autorização para lançar até 12 mil satélites. O Kuiper, por sua vez, planeja atingir 3.236 satélites até 2029, segundo a FCC.
Leia mais:
Amazon compra parte da Rappi, em acordo de US$ 25 milhões
SpaceX investe US$ 17 bilhões para expandir cobertura do Starlink em celulares
A vantagem da Starlink se deve à experiência e à escala de lançamentos da SpaceX, que completou 100 voos do Falcon 9 até agosto, sendo 72 deles transportando satélites Starlink. Já a Amazon depende de provedores comerciais para colocar seus satélites em órbita, incluindo o Atlas V da United Launch Alliance e, ironicamente, o Falcon 9 da SpaceX, além de contar com futuros lançamentos do New Glenn, da Blue Origin, e do Ariane 64 da ArianeSpace.
Operadoras planejam cerca de 70 mil satélites LEO entre 2025 e 2031, com expectativa de ampliar a cobertura da internet para 2,5 bilhões de pessoas, especialmente em regiões remotas ou afetadas por conflitos. A tecnologia LEO também será estratégica para a futura implementação do 6G.
Enquanto a Amazon prepara sua entrada no mercado, a SpaceX segue fortalecendo sua posição. A empresa fechou recentemente um acordo de US$ 17 bilhões para adquirir licenças de espectro sem fio da Echostar, ampliando os serviços 5G da Starlink. Gwynne Shotwell, presidente e COO da SpaceX, destacou que a iniciativa reforça a missão da empresa de eliminar zonas sem cobertura móvel em todo o planeta.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês