CNBC

CNBCÓculos inteligentes da Meta podem mostrar mensagens, fotos e ligações através da tela integrada

Tecnologia & Inovação

ABX25: Volkswagen aposta em IA generativa e “companion” de viagem em meio a nova onda de investimentos no Brasil

Publicado 17/09/2025 • 23:26 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A Volkswagen do Brasil está intensificando sua aposta em inteligência artificial automotiva com o avatar "Otto", um assistente virtual com IA generativa inspirado no design da Kombi que fornece informações sobre o veículo e acesso à internet aberta para consultas diversas como previsão do tempo e status de estabelecimentos.
  • A montadora mantém um equilíbrio estratégico entre inovação tecnológica e acessibilidade, implementando um plano de investimentos de R$ 16 bilhões para trazer tecnologias globais ao mercado brasileiro com preços compatíveis, evitando que os avanços tecnológicos tornem os veículos inacessíveis aos consumidores locais.
  • O Brasil consolida-se como o terceiro maior mercado global da Volkswagen, com 72 anos de presença no país e produção anual de mais de 500 mil veículos, reforçando a importância estratégica do mercado nacional para os planos de inovação tecnológica da empresa.

O presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, confirmou em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, a aposta cada vez maior da montadora em inteligência artificial (IA) automotiva.

Durante o evento ABX25, o líder da Volkswagen no Brasil comentou sobre o avatar “Otto”, uma espécie de companheiro de viagem operado por IA generativa, além de comentar os avanços da empresa no país graças a um plano de investimentos de R$ 16 bilhões e a introdução de tecnologias globais do grupo Volkswagen para o público brasileiro.

Leia mais:
ABX25: tecnologia de propulsão e conectividade com IA movem o setor automotivo, diz presidente da Anfavea
ABX25: Eaton foca em híbridos e mantém motores a combustão no Brasil, diz executivo
ABX25: ‘Plano de R$ 32 bi vai impulsionar descarbonização no Brasil’, diz CFO da Stellantis

Segundo Possobom, a tecnologia funciona como um avatar e estará presente no painel dos novos modelos da marca. “A IA cada vez mais vira esse conceito do ‘companion’, e a gente está trazendo com Tera”, explicou.

O novo assistente virtual, descrito como uma releitura animada do design da Kombi, foi projetado para auxiliar os motoristas com informações sobre o carro, como autonomia e desempenho. Além disso, terá acesso à internet aberta para responder a perguntas variadas, como previsão do tempo ou status de estabelecimentos comerciais.

A estratégia da montadora, segundo o executivo, é equilibrar a inovação tecnológica com a acessibilidade para o consumidor brasileiro: “a questão é sempre trazer para cá algo que o cliente possa pagar. Encher o carro de tecnologia e não poder comprar, não funciona”, disse.

Possobom também reforçou a importância estratégica do mercado nacional para a empresa. “O Brasil é um país super importante, é a terceira maior filial da Volkswagen no mundo”, destacou. A montadora está há 72 anos no país, produzindo mais de 500 mil carros anualmente, segundo números do presidente.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação