CNBC
Microsoft.

CNBCChefe de vendas da Microsoft, Althoff, assume novo cargo como CEO de negócios comerciais

Notícias do Brasil

Caso metanol: setor já sofre prejuízos com fechamento de estabelecimentos suspeitos

Publicado 30/09/2025 • 19:18 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • O governo de São Paulo vai interditar os estabelecimentos suspeitos de vender bebidas adulteradas. A medida é cautelar e foi anunciada nesta terça-feira (30), pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Até agora, três mortes decorrentes de intoxicação foram registradas no Estado de São Paulo.
  • O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também afirmou nesta terça-feira, que determinou a notificação imediata de novos casos de intoxicação por metanol.

Unsplash.

Intoxicação por metanol em bebidas atinge consumidores de bares e acende alerta em SP.

O governo de São Paulo vai interditar os estabelecimentos suspeitos de vender bebidas adulteradas. A medida é cautelar e foi anunciada nesta terça-feira (30) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Até agora, três mortes por intoxicação foram registradas no estado.

Em coletiva de imprensa no início da tarde, o governador descartou o envolvimento do PCC nos casos. “Muito tem se especulado sobre participação do crime organizado. Não há evidências de participação do crime organizado. Pessoas que trabalham nas destilarias investigadas não têm ligação com o crime e não têm ligação entre si”, afirmou.

Tarcísio destacou ainda que o problema é “estrutural, não só de São Paulo, mas do Brasil. É um problema de saúde pública”. Entre as ações imediatas está a criação de um gabinete de crise, com participação das áreas de Saúde e Segurança Pública, além da interdição de estabelecimentos.

PF abre investigação

Mais cedo, o governo federal anunciou que a Polícia Federal abriu inquérito para investigar a contaminação de bebidas alcoólicas com metanol.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que pediu a abertura do inquérito após indícios de que haja distribuição de bebidas contaminadas para outros estados do país.

“No momento, (as ocorrências) estão concentradas em São Paulo, mas tudo indica que há distribuição para além do estado de São Paulo e, portanto, por ser ocorrência que transcende o limite de um estado atrai a competência da Polícia Federal”, disse o ministro.

Leia mais
Duas mortes confirmadas por intoxicação com metanol em São Paulo; mercado ilegal de bebidas movimenta R$ 88 bilhões
Terceira morte por ingestão de bebida adulterada com metanol é confirmada em SP

Notificação imediata

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (30) que determinou a notificação imediata de novos casos de intoxicação por metanol. A substância é apontada como responsável por pelo menos três mortes em São Paulo nos últimos dias, possivelmente causadas pela ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas.

Segundo o ministro, a notificação imediata funciona como um canal direto com o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) em cada estado, com o ministério realizando o acompanhamento diário desse trabalho.

A notificação deverá ser feita diante de qualquer suspeita de intoxicação por metanol — não é necessário aguardar o fechamento do diagnóstico. “Qualquer pessoa que procure um serviço de saúde relatando sinais e sintomas e que tenha uma história de ingestão de bebida alcoólica, sobretudo de origem não conhecida, como produtos ingeridos em ambiente comercial ou festas, já é um caso suspeito e deve ser notificado”, explicou Padilha.

A medida, de acordo com o ministro, foi adotada para permitir identificar mais rapidamente não só o que está acontecendo em São Paulo, mas também qualquer crescimento anormal de casos em outros estados.

Para Padilha, o monitoramento também deve reforçar as investigações da Polícia Federal. Mais cedo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que pediu a abertura de inquérito após indícios de que haja distribuição de bebidas contaminadas para outros estados.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;