Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Turismo prateado em alta: maturidade impulsiona negócios e experiências no setor de viagens
Publicado 07/10/2025 • 11:49 | Atualizado há 2 meses
Cobertura na torre do relógio em Nova York está a venda; saiba o valor
Pesquisa do Goldman com investidores prevê tendência do ouro para 2026
Entenda por que big techs investem US$ 325 bilhões em IA e criam novos cargos estratégicos
Trump anuncia medida radical de imigração após ataque em Washington; entenda
Putin rompe silêncio sobre plano de paz e diz que Moscou está pronta para negociações ‘sérias’
Publicado 07/10/2025 • 11:49 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O turismo prateado vem ganhando força no Brasil, impulsionado por um público com mais tempo livre, estabilidade financeira e desejo por novas experiências. Segundo dados do Ministério do Turismo, os brasileiros com mais de 60 anos já respondem por 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais, consolidando-se como um dos grupos mais relevantes para o setor.
Com o aumento da expectativa de vida, hoje em 77 anos, e mais de 35 milhões de pessoas nessa faixa etária, o país vive o avanço do empreendedorismo prateado — movimento que une maturidade, experiência e novas formas de participar da economia, seja viajando, investindo ou criando negócios voltados para o próprio público.
Entre os principais atrativos para o público sênior estão conforto, segurança e experiências culturais enriquecedoras. Viagens com infraestrutura acessível, boa hospitalidade, gastronomia e contato com a natureza estão entre as preferências.
“O idoso tem se tornado cada vez mais protagonista no turismo brasileiro. Busca viagens que proporcionem bem-estar, lazer e um ritmo mais tranquilo. Valorizam pacotes organizados, com acompanhamento especializado, transporte confortável e hospedagens acessíveis”, afirma Marco Lisboa, CEO da 3, 2, 1 GO!, rede de franquias de turismo com 80 unidades dentro e fora do país.
A empresa estima que o público acima de 60 anos já representa 20% de seus clientes, com destaque para roteiros nacionais e internacionais fora da alta temporada.
“Esses viajantes valorizam a confiança nos serviços contratados e o custo-benefício. Além de buscarem experiências transformadoras, também estão interessados em socializar e aproveitar a maturidade com liberdade e autonomia”, completa Lisboa.
Para além de viajar, parte desse público tem aproveitado a aposentadoria para empreender.
Na própria 3, 2, 1 GO!, cerca de 6% dos franqueados têm mais de 60 anos, o que demonstra uma nova fase de participação dos idosos no setor.
“O empreendedor 60+ é um ativo estratégico. Sua maturidade, propósito e visão de longo prazo contribuem para negócios mais sólidos e sustentáveis. É a união de tradição e inovação, com impacto real nas equipes e na sociedade”, explica Lisboa.
Esses profissionais buscam empreendimentos alinhados a propósito e flexibilidade, especialmente em segmentos como turismo, educação, gastronomia e serviços de bem-estar.
O chamado silver economy — ou economia prateada — vem crescendo globalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população idosa deve dobrar até 2050, e o mercado voltado a esse público já movimenta US$ 15 trilhões por ano no mundo.
No Brasil, o movimento ganha espaço à medida que o público 60+ passa de consumidor a protagonista da economia. No turismo, isso significa novas oportunidades para franquias, agências, operadoras e plataformas digitais que buscam oferecer experiências sob medida e consultoria personalizada.
“Os idosos de hoje são exigentes e bem informados. Querem conforto, segurança e propósito. E, mais do que nunca, querem aproveitar o tempo e o conhecimento acumulado para viver e investir melhor”, conclui Lisboa.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quem é a desembargadora que mandou soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
2
Stranger Things: o fenômeno que redefiniu o poder da Netflix no entretenimento global
3
Hapvida: após tombo, companhia anuncia recompra de ações; entenda o que isso significa
4
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu
5
Liquidação do Banco Master completa 10 dias; pagamentos do FGC continuam sem previsão