Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Turismo prateado em alta: maturidade impulsiona negócios e experiências no setor de viagens
Publicado 07/10/2025 • 11:49 | Atualizado há 5 horas
Paramount Skydance irá adquirir a Free Press, fundada por Bari Weiss
Suprema Corte rejeita apelação de Ghislaine Maxwell por condenação de cumplicidade com Epstein
Jim Cramer comenta sucesso de empreendedor que criou império de burritos na Índia e fatura US$ 23 milhões por ano
Administração Trump retoma perdão de empréstimos estudantis
França mergulha em nova crise política e não há perspectiva imediata para saída
Publicado 07/10/2025 • 11:49 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
O turismo prateado vem ganhando força no Brasil, impulsionado por um público com mais tempo livre, estabilidade financeira e desejo por novas experiências. Segundo dados do Ministério do Turismo, os brasileiros com mais de 60 anos já respondem por 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais, consolidando-se como um dos grupos mais relevantes para o setor.
Com o aumento da expectativa de vida, hoje em 77 anos, e mais de 35 milhões de pessoas nessa faixa etária, o país vive o avanço do empreendedorismo prateado — movimento que une maturidade, experiência e novas formas de participar da economia, seja viajando, investindo ou criando negócios voltados para o próprio público.
Entre os principais atrativos para o público sênior estão conforto, segurança e experiências culturais enriquecedoras. Viagens com infraestrutura acessível, boa hospitalidade, gastronomia e contato com a natureza estão entre as preferências.
“O idoso tem se tornado cada vez mais protagonista no turismo brasileiro. Busca viagens que proporcionem bem-estar, lazer e um ritmo mais tranquilo. Valorizam pacotes organizados, com acompanhamento especializado, transporte confortável e hospedagens acessíveis”, afirma Marco Lisboa, CEO da 3, 2, 1 GO!, rede de franquias de turismo com 80 unidades dentro e fora do país.
A empresa estima que o público acima de 60 anos já representa 20% de seus clientes, com destaque para roteiros nacionais e internacionais fora da alta temporada.
“Esses viajantes valorizam a confiança nos serviços contratados e o custo-benefício. Além de buscarem experiências transformadoras, também estão interessados em socializar e aproveitar a maturidade com liberdade e autonomia”, completa Lisboa.
Para além de viajar, parte desse público tem aproveitado a aposentadoria para empreender.
Na própria 3, 2, 1 GO!, cerca de 6% dos franqueados têm mais de 60 anos, o que demonstra uma nova fase de participação dos idosos no setor.
“O empreendedor 60+ é um ativo estratégico. Sua maturidade, propósito e visão de longo prazo contribuem para negócios mais sólidos e sustentáveis. É a união de tradição e inovação, com impacto real nas equipes e na sociedade”, explica Lisboa.
Esses profissionais buscam empreendimentos alinhados a propósito e flexibilidade, especialmente em segmentos como turismo, educação, gastronomia e serviços de bem-estar.
O chamado silver economy — ou economia prateada — vem crescendo globalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população idosa deve dobrar até 2050, e o mercado voltado a esse público já movimenta US$ 15 trilhões por ano no mundo.
No Brasil, o movimento ganha espaço à medida que o público 60+ passa de consumidor a protagonista da economia. No turismo, isso significa novas oportunidades para franquias, agências, operadoras e plataformas digitais que buscam oferecer experiências sob medida e consultoria personalizada.
“Os idosos de hoje são exigentes e bem informados. Querem conforto, segurança e propósito. E, mais do que nunca, querem aproveitar o tempo e o conhecimento acumulado para viver e investir melhor”, conclui Lisboa.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
OranjeBTC estreia na B3 e aposta em educação para consolidar ‘Padrão Bitcoin’
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
InterCement tem plano de recuperação aprovado por credores e inicia reestruturação de R$ 10 bilhões
Heineken lança “LinkedIn” dos bares e restaurantes para treinar e conectar profissionais
Preço do ouro atinge US$ 4 mil por onça-troy pela primeira vez na história