CNBC
O logotipo da Paramount Pictures é exibido em frente aos Estúdios Paramount em 31 de janeiro de 2024, em Los Angeles, Califórnia. O magnata da mídia Byron Allen fez uma oferta para comprar a Paramount Global em um acordo avaliado em US$ 30 bilhões, incluindo dívidas, de acordo com um porta-voz do Allen Media Group. Mario Tama/Getty Images/AFP (Foto de MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

CNBCParamount Skydance irá adquirir a Free Press, fundada por Bari Weiss

Serviços & Varejo

Turismo prateado em alta: maturidade impulsiona negócios e experiências no setor de viagens

Publicado 07/10/2025 • 11:49 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • Geração 60+ representa 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais no Brasil.
  • Público sênior busca conforto, segurança e experiências culturais personalizadas.
  • Empreendedorismo prateado cresce e atrai novos investidores após a aposentadoria.

O turismo prateado vem ganhando força no Brasil, impulsionado por um público com mais tempo livre, estabilidade financeira e desejo por novas experiências. Segundo dados do Ministério do Turismo, os brasileiros com mais de 60 anos já respondem por 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais, consolidando-se como um dos grupos mais relevantes para o setor.

Com o aumento da expectativa de vida, hoje em 77 anos, e mais de 35 milhões de pessoas nessa faixa etária, o país vive o avanço do empreendedorismo prateado — movimento que une maturidade, experiência e novas formas de participar da economia, seja viajando, investindo ou criando negócios voltados para o próprio público.

Conforto, segurança e propósito: o novo perfil do viajante 60+

Entre os principais atrativos para o público sênior estão conforto, segurança e experiências culturais enriquecedoras. Viagens com infraestrutura acessível, boa hospitalidade, gastronomia e contato com a natureza estão entre as preferências.

“O idoso tem se tornado cada vez mais protagonista no turismo brasileiro. Busca viagens que proporcionem bem-estar, lazer e um ritmo mais tranquilo. Valorizam pacotes organizados, com acompanhamento especializado, transporte confortável e hospedagens acessíveis”, afirma Marco Lisboa, CEO da 3, 2, 1 GO!, rede de franquias de turismo com 80 unidades dentro e fora do país.

A empresa estima que o público acima de 60 anos já representa 20% de seus clientes, com destaque para roteiros nacionais e internacionais fora da alta temporada.

“Esses viajantes valorizam a confiança nos serviços contratados e o custo-benefício. Além de buscarem experiências transformadoras, também estão interessados em socializar e aproveitar a maturidade com liberdade e autonomia”, completa Lisboa.

Empreendedorismo prateado: maturidade que gera negócios

Para além de viajar, parte desse público tem aproveitado a aposentadoria para empreender.
Na própria 3, 2, 1 GO!, cerca de 6% dos franqueados têm mais de 60 anos, o que demonstra uma nova fase de participação dos idosos no setor.

“O empreendedor 60+ é um ativo estratégico. Sua maturidade, propósito e visão de longo prazo contribuem para negócios mais sólidos e sustentáveis. É a união de tradição e inovação, com impacto real nas equipes e na sociedade”, explica Lisboa.

Esses profissionais buscam empreendimentos alinhados a propósito e flexibilidade, especialmente em segmentos como turismo, educação, gastronomia e serviços de bem-estar.

Economia do envelhecimento

O chamado silver economy — ou economia prateada — vem crescendo globalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população idosa deve dobrar até 2050, e o mercado voltado a esse público já movimenta US$ 15 trilhões por ano no mundo.

No Brasil, o movimento ganha espaço à medida que o público 60+ passa de consumidor a protagonista da economia. No turismo, isso significa novas oportunidades para franquias, agências, operadoras e plataformas digitais que buscam oferecer experiências sob medida e consultoria personalizada.

“Os idosos de hoje são exigentes e bem informados. Querem conforto, segurança e propósito. E, mais do que nunca, querem aproveitar o tempo e o conhecimento acumulado para viver e investir melhor”, conclui Lisboa.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo

;