CNBC

CNBCNBA retorna à China e donos de times dizem que Macau está mais vibrante do que nunca

Notícias do Brasil

Vale assina acordo com Wabtec para testar uso de etanol em locomotivas

Publicado 13/10/2025 • 13:41 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • A Vale e a Wabtec firmaram parceria para estudar um motor flex que usa diesel e etanol, com previsão de testes em laboratório até 2027.
  • Em março, as empresas fecharam um acordo para a compra de 50 locomotivas equipadas com motor Evolution Series.
  • O vice-presidente Carlos Medeiros afirmou que a malha ferroviária da Vale respondeu por 14% das emissões de carbono da empresa em 2024.
Vale.

Vale registrou recordes no segundo trimestre de 2025

REUTERS/Washington Alves/Foto de arquivo

A Vale informou nesta segunda-feira (13), que firmou uma parceria com a fabricante de locomotivas Wabtec Corporation para desenvolver estudos sobre um motor flex (dual fuel), capaz de utilizar tanto diesel quanto uma mistura de diesel e etanol.

Segundo a mineradora, os estudos serão realizados inicialmente em laboratório para validar o conceito e avaliar o desempenho, a redução de emissões e a taxa de substituição etanol/diesel. A previsão é que os estudos e testes nas instalações do fabricante ocorram até 2027, para avaliação de uso futuro na frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

Em nota, a Vale destaca que o acordo para o uso de etanol faz parte de uma série de iniciativas conjuntas com a Wabtec para o avanço do programa de descarbonização das operações ferroviárias da mineradora. Em março, as empresas anunciaram um acordo para a compra de 50 locomotivas equipadas com motor Evolution Series, preparadas para operar com até 25% de biodiesel misturado ao diesel. Nos próximos anos, Vale e Wabtec irão realizar uma série de testes na tentativa de elevar ainda mais esse porcentual.

“*Iniciativas como estas, para a adoção de combustíveis alternativos em nossas locomotivas, fazem parte do compromisso da Vale de acelerar a descarbonização de nossa malha ferroviária“, afirma Carlos Medeiros, vice-presidente de Operações da Vale.

Segundo o executivo, a malha ferroviária da Vale respondeu por 14% das emissões de carbono da empresa em 2024.

“Pela primeira vez, a Wabtec utilizará o etanol como fonte de energia em uma locomotiva, um marco no setor ferroviário mundial”, destaca o presidente e Líder Regional da Wabtec Latam, Danilo Miyasato.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;