CNBC

CNBCEXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem

Mundo

Investidores migram de ações para dinheiro e títulos em planos de aposentadoria nos EUA

Publicado 13/10/2025 • 21:36 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • Investidores que realizaram operações em seus 401(k)s durante setembro mudaram de ações para classes de ativos mais conservadoras, como títulos, dinheiro e fundos de valor estável, de acordo com a Alight.
  • Eles podem ter fugido para uma segurança percebida em meio à incerteza política e econômica.
  • Alguns podem ter feito rebalanceamento em meio a retornos relativamente fortes das ações em 2025.

Os investidores deslocaram suas alocações dos planos 401(k) de ações para títulos e dinheiro em setembro, segundo análise da Alight, administradora de programas de aposentadoria nos Estados Unidos — um movimento que, dependendo da motivação, pode representar um risco financeiro.

Os planos 401(k) são programas de aposentadoria patrocinados por empregadores, que permitem que os funcionários contribuam com parte do salário antes dos impostos para contas de investimento, cujos rendimentos crescem com tributação diferida até a aposentadoria.

De acordo com Rob Austin, chefe de liderança de pensamento da Alight, a movimentação geral foi baixa, o que indica que a maioria dos investidores não tentou cronometrar o mercado. “Mas quando as pessoas fizeram negociações, elas se moveram de ações para renda fixa”, disse. “Há essa fuga para títulos, mercado monetário e fundos de valor estável.”

Leia mais:
STF julga regra da Reforma da Previdência que limita valor da aposentadoria por invalidez
Bitcoin subiu 100% no último ano, mas vale a pena incluir na sua aposentadoria?

A análise, baseada na atividade de mais de 2 milhões de investidores com mais de US$ 200 bilhões (R$ 1 trilhão) em ativos totais, mostrou que a negociação líquida favoreceu títulos e fundos conservadores em praticamente todos os dias do mês. Mesmo com o mercado acionário registrando recordes, os investidores demonstraram uma clara preferência por opções mais seguras, segundo o relatório.

Em 20 dos 21 dias de setembro, o dinheiro líquido dos 401(k) fluiu para renda fixa. Fundos de títulos, de valor estável e do mercado monetário concentraram 82% das entradas — sendo 39% em títulos, 25% em valor estável e 18% em fundos monetários. Já 38% das saídas vieram de ações de grande capitalização, 28% de ações corporativas e 12% de fundos de pequenas empresas, mostram os dados.

A Alight não apontou com precisão o que motivou o êxodo de ações para títulos, mas Austin observou que preocupações com a economia e o risco de paralisação do governo podem ter influenciado o comportamento. “A mudança de ações para renda fixa pode sugerir busca por proteção contra a volatilidade”, avaliou.

Consultores financeiros alertam, porém, que tentar prever o mercado pode levar a perdas, ao comprar ações em alta e vender em baixa. “Ninguém consegue realmente cronometrar bem o mercado. É melhor manter o foco no longo prazo e nos objetivos financeiros”, ressaltou Austin.

Ainda assim, há uma interpretação mais otimista. O índice S&P 500 acumulava alta de cerca de 13% em 2025 até 13 de outubro, o que pode indicar que os investidores estão apenas rebalanceando suas carteiras para evitar exposição excessiva a ações, completou o analista.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;