Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Haddad pede ‘consistência’ entre leis orçamentárias e diz que decisão do Congresso precisa ser conjunta
Publicado 15/10/2025 • 11:11 | Atualizado há 1 dia
BREAKING NEWS:
Tarifaço: termina a reunião entre Marco Rubio e Mauro Vieira
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Alibaba diz que seus gastos com IA em e-commerce já estão no ponto de equilíbrio
Rendimentos do Tesouro Americano caem enquanto pesquisa do Fed da Filadélfia mostra fraqueza regional
Bolha da IA ameaça mercado, mas chance de uma correção é “muito alta”, diz ex-executivo da Meta
Publicado 15/10/2025 • 11:11 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (15) que a reunião com o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, foi “muito boa” e serviu para discutir a necessidade de compatibilizar as leis orçamentárias em tramitação no Legislativo.
“Eu queria ter a oportunidade de mostrar para o presidente Davi Alcolumbre os cenários do que está ainda em andamento, para a gente poder compatibilizar as leis que estão sendo avaliadas pelo Congresso, porque elas têm que fazer sentido entre si. Senão teremos dificuldades em executar o Orçamento no ano que vem”, afirmou Haddad.
Segundo o ministro, o diálogo foi produtivo e Alcolumbre demonstrou compreensão sobre os diferentes cenários apresentados.
“Ele tem muito conhecimento no assunto e compreendeu tudo. Temos que chegar com um quadro consistente para o ano que vem. Ele deu algumas sinalizações e encaminhamentos”, disse.
Haddad explicou que o foco do governo é garantir coerência entre as normas que tratam do Orçamento, da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e das leis que preveem controle de gasto tributário e primário, de forma a manter previsibilidade fiscal.
O ministro insistiu que as decisões do Congresso devem ser tomadas de forma conjunta e coerente, para evitar contradições entre leis que afetam diretamente a execução orçamentária.
“A questão não é o cálculo. Uma decisão mantém o Orçamento como está — é um cenário. Outra decisão mexe nele, sabendo que haverá implicações. Então insisto: a decisão do Congresso precisa ser coerente. Não adianta uma lei apontar para um lado e outra para outro.”
Haddad também defendeu que o debate sobre a LDO 2025 seja feito com cautela, mesmo que isso leve mais tempo.
“É melhor gastar uma semana a mais e fechar um texto que seja bom para todo mundo, mantendo a consistência entre a LDO, o Orçamento e as leis que tratam de controle de gastos”, afirmou.
Durante a conversa com Alcolumbre, Haddad voltou a comentar a Medida Provisória 1303, que perdeu validade recentemente. Segundo ele, mais de 70% do texto tratava de pontos consensuais, relacionados a controle de cadastros e disciplinamento de compensações tributárias, mas não chegou a ser votado.
“Uma grande parte da MP 1303 era incontroversa, e todo mundo estava de acordo. Não entendi por que isso não foi apreciado. Coloquei para ele as alternativas do que é incontroverso, para nós recuperarmos de alguma maneira.”
Haddad reiterou que o governo busca aprovar medidas que sejam consistentes entre si, evitando conflitos de interpretação e impactos negativos na gestão fiscal de 2025.
“Estamos almejando que o que der pra ser aprovado seja consistente entre si”, concluiu o ministro.
A Fazenda tenta costurar com o Congresso um conjunto de decisões que mantenha o equilíbrio entre o controle de gastos, a execução das emendas e a previsibilidade orçamentária, num momento em que o governo prepara a peça final do Orçamento de 2025 e busca recompor o diálogo político após impasses sobre metas fiscais e medidas provisórias.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Braskem cai 2,55% e volta a flertar com mínimas: desconfiança e cenário petroquímico pressionam
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
Saiba quem são as modelos mais ricas a desfilar na Victoria’s Secret em 2025