CNBC

CNBCEnquanto tenta alcançar a OpenAI, Anthropic enfrenta pressão do governo dos EUA

Mundo

Petro reage a Trump e chama presidente dos EUA de ‘grosseiro e ignorante’ com a Colômbia

Publicado 19/10/2025 • 21:25 | Atualizado há 6 horas

KEY POINTS

  • O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reagiu às declarações de Donald Trump, que o chamou de “líder de drogas ilegais” e anunciou o fim dos subsídios dos EUA ao país.
  • Em publicação no X, Petro chamou Trump de “grosseiro e ignorante”, negou vínculos com o narcotráfico e afirmou ser socialista e defensor da vida, em oposição ao que classificou como “ganância capitalista”.
  • A resposta colombiana ocorre após Trump ameaçar “fechar campos de morte” ligados à produção de drogas caso o governo Petro não o faça.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro

Foto: Juan D. Cano/Governo Colombiano

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, respondeu neste domingo (19) às acusações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia chamado o colombiano de “líder de drogas ilegais” e anunciado o fim dos subsídios norte-americanos ao país.

Em publicação no X, Petro disse que “jamais a Colômbia foi grosseira com os EUA”, mas que Trump é “grosseiro e ignorante” com os colombianos.

Petro afirmou ainda que, diferentemente de Trump, ele “não faz negócios”, pois é socialista e acredita “na ajuda, no bem comum e nos bens comuns da humanidade – o maior de todos: a vida, colocada em perigo por seu petróleo”.

Leia também:
Gustavo Petro quer convocação de Assembleia Nacional para mudar Constituição da Colômbia
Trump afirma não querer destruir a China e diz que negociação ‘é coisa certa a fazer’

O presidente colombiano negou qualquer vínculo com o narcotráfico e disse não compreender “a ganância” que, segundo ele, define o capitalismo. “Um mafioso é um ser humano que condensa o melhor do capitalismo: a ganância. Eu sou o contrário, um amante da vida”, escreveu.

“Leia Cem Anos de Solidão , como fez seu encarregado de negócios em Bogotá, e talvez aprenda algo sobre a solidão”, publicou o líder colombiano, em referência à obra de Gabriel García Márquez.

A reação de Petro ocorre após Trump anunciar, pela Truth Social, que os EUA cortarão subsídios à Colômbia e ameaçar “fechar os campos de morte” ligados à produção de drogas no país caso o governo colombiano não o faça.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;