Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Volkswagen revela interrupções na produção em razão de restrições pela China e alerta para risco de uma nova “crise dos chips”
Publicado 22/10/2025 • 10:37 | Atualizado há 18 horas
Famílias da máfia Cosa Nostra comandam esquema de apostas que levou astros da NBA para a prisão
Disney alerta que ESPN e outros canais podem sair do YouTube TV no fim do mês
Acordo entre Anthropic e Google Cloud inclui 1 milhão de TPUs e 1 GW de capacidade em 2026
Ford supera expectativas de lucro, mas reduz projeção para 2025 após incêndio em fornecedora
Meta demite funcionários da área de risco em meio a reestruturação e avanço de automação com IA
Publicado 22/10/2025 • 10:37 | Atualizado há 18 horas
KEY POINTS
A gigante automotiva alemã Volkswagen alertou nesta quarta-feira (22) sobre possíveis paralisações temporárias na produção, citando restrições chinesas à exportação de semicondutores fabricados pela Nexperia.
O aviso surge logo após a Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA, na sigla em alemão), principal lobby do setor automobilístico do país, afirmar que a disputa entre China e Holanda envolvendo a Nexperia poderia resultar em “restrições significativas na produção em um futuro próximo”, caso a interrupção no fornecimento de chips não seja resolvida rapidamente.
Um porta-voz da Volkswagen disse à CNBC, por e-mail, que, embora a Nexperia não seja fornecedora direta da empresa, algumas peças da fabricante chinesa são utilizadas em componentes de veículos fornecidos pelos parceiros diretos da Volkswagen.
Leia também:
“Estamos em contato próximo com todos os stakeholders relevantes, considerando a situação atual, para identificar riscos potenciais em estágio inicial e poder tomar decisões sobre eventuais medidas necessárias”, afirmou o porta-voz, ressaltando que a produção da empresa, por enquanto, não foi afetada.
“No entanto, dadas as circunstâncias em evolução, efeitos de curto prazo na produção não podem ser descartados”, acrescentou.
As ações da Volkswagen caíam 2,2% às 14h, horário de Londres (9h ET).
No mês passado, o governo holandês assumiu o controle da Nexperia, fabricante de semicondutores de propriedade chinesa com sede na Holanda, em uma ação considerada altamente incomum.
O governo holandês justificou a medida alegando temores de que a tecnologia da empresa “se tornaria indisponível em uma emergência”. A Nexperia é especializada na produção em grande volume de chips utilizados na indústria automotiva, em eletrônicos de consumo e outros setores.
Em resposta, a China bloqueou a exportação de produtos acabados da empresa, gerando preocupação na indústria automotiva europeia.
Um porta-voz do Ministério da Economia da Alemanha afirmou à Reuters que o governo está preocupado com as dificuldades na cadeia de fornecimento de chips.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
2
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
3
Cosan: conselho aprova oferta de novas ações ao BTG e Perfin para reduzir dívida e reforçar capital
4
Tarifaço: Lula assume ‘risco calculado’ ao criticar dólar antes de possível reunião com Trump
5
Azul apresenta plano de negócios atualizado, projeta redução de dívidas e alavancagem de 2,5x