Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Você compraria um carro elétrico? Veja o que 75% dos brasileiros dizem
Publicado 11/11/2025 • 06:15 | Atualizado há 2 meses
Oracle anuncia saída de diretores mais velhos e reduz conselho
Amazon planeja abrir primeira megaloja big-box nos EUA; veja onde será
OpenAI e SoftBank investem US$ 1 bilhão em empresa de energia para acelerar expansão da IA
Trump x Groenlândia: a Otan consegue defender o território e está disposta a fazer isso?
Líder do Irã acusa manifestantes de agirem para Trump
Publicado 11/11/2025 • 06:15 | Atualizado há 2 meses
A mobilidade elétrica tem se consolidado como uma alternativa sustentável diante da crise climática - Foto: reprodução Freepik
Quando se fala em carros elétricos, o Brasil desponta como o país latino-americano mais engajado na transição para a mobilidade elétrica.
Segundo um levantamento da consultoria Strategy&, braço estratégico da PwC, três em cada quatro consumidores brasileiros pretendem adquirir um veículo elétrico até 2029, número que supera com folga a média global, estimada em 62%.
Leia também: Top 10 carros elétricos mais baratos no Brasil em 2025
O estudo, intitulado Rumo à mobilidade elétrica — Expectativas e prontidão dos consumidores para a era dos veículos elétricos, ouviu 17 mil pessoas em 27 países.
Além do Brasil, foram analisadas nações da América Latina, Ásia e Europa, e o resultado mostrou que as economias em desenvolvimento, como Indonésia, Índia, China e países latino-americanos, estão na dianteira do entusiasmo por esse tipo de tecnologia.
Leia também: Carros elétricos no Brasil: crescimento de 85% em 2024 não basta para consolidar mercado
Até 80% dos entrevistados nessas regiões afirmaram estar dispostos a investir em um carro elétrico dentro de cinco anos.
Entre os brasileiros, o principal impulso vem da busca por economia de combustível, da possibilidade de recarregar o carro em casa e da preocupação crescente com o impacto ambiental.
A mobilidade elétrica tem se consolidado como uma alternativa sustentável diante da crise climática e do esgotamento dos combustíveis fósseis.
Leia também: IPI zero: por que nem todo carro ganha desconto? Entenda exigências do governo
Mesmo com o aumento da demanda, o avanço dos carros elétricos ainda enfrenta barreiras no país. O custo elevado dos veículos e a falta de infraestrutura pública de recarga são os principais desafios para a expansão do mercado.
A PwC ressalta que a transição energética exige investimentos robustos em políticas públicas e incentivos fiscais, especialmente para cumprir as metas do Acordo de Paris, que prevê a redução das emissões de carbono no setor de transportes.
Leia também: IPVA SP 2026: veja prazos, descontos e calendário de pagamentos
A pesquisa também revelou que a satisfação dos proprietários de carros elétricos é alta (93%). No Brasil, nenhum dos entrevistados que já possui um modelo eletrificado demonstrou interesse em voltar aos veículos a combustão.
No cenário global, cerca de 65% dos donos de VEs ainda dependem de soluções privadas para o carregamento, o que reforça a necessidade de ampliação das redes públicas.
Leia também: Top 50 carros mais vendidos do Brasil em outubro; veja quem lidera
O interesse crescente do público brasileiro reflete o potencial do país em se tornar um dos líderes regionais na adoção da mobilidade elétrica.
O tema de carros elétricos vem ganhando espaço nas discussões sobre sustentabilidade e inovação, e representa um passo importante na direção de uma economia de baixo carbono.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
3
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
4
EXCLUSIVO: Times Brasil I CNBC tem acesso à carta de Daniel Vorcaro ao STF; veja o documento
5
Cinemas tentam barrar fusão de Netflix e Warner