Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
WhatsApp bloqueia contas por suspeita de spam e gera onda de reclamações
Publicado 12/11/2025 • 13:33 | Atualizado há 2 horas
Publicado 12/11/2025 • 13:33 | Atualizado há 2 horas
Alguns internautas afirmaram que o acesso foi restabelecido após pedido de análise, enquanto outros seguem sem conseguir usar o aplicativo. Crédito: Imagem de Heiko por Pixabay
Alguns internautas afirmaram que o acesso foi restabelecido após pedido de análise, enquanto outros seguem sem conseguir usar o aplicativo. Crédito: Imagem de Heiko por Pixabay
Desde a última sexta-feira (7), usuários do WhatsApp têm reclamado de terem suas contas bloqueadas por suspeita de spam. Segundo relatos nas redes sociais, o bloqueio tem acontecido especialmente após o envio de mensagens a contatos desconhecidos.
Ao tentar usar o aplicativo, um aviso é exibido: “Esta conta está impedida de usar o WhatsApp”, em seguida, todas as atividades são bloqueadas.
De acordo com a central de ajuda do WhatsApp o banimento das contas acontecem sob a justificativa de suspeita de violação dos Termos de Serviço da companhia.
“Podemos banir contas se acreditarmos que as atividades violam nossos Termos de Serviço, por exemplo, em casos de contas que enviam spam, aplicam golpes ou colocam a segurança das pessoas que usam o WhatsApp em risco. Leia atentamente a seção “Uso aceitável dos nossos Serviços” para saber mais sobre o uso adequado do WhatsApp e sobre as atividades que violam nossos Termos de Serviço”, afirma.
No entanto, usuários de diferentes países, incluindo Brasil, México e Estados Unidos, afirmam que suas contas foram banidas indevidamente.
Alguns internautas afirmaram que o acesso foi restabelecido horas após pedido de análise, enquanto outros seguem sem conseguir usar o aplicativo.
É o caso de Rodrigo Mariz, editor do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, que teve sua conta banida e com um aviso de inatividade durante 24 horas sem nenhuma explicação.
A equipe do Times Brasil – Licenciado exclusivo da CNBC entrou em contato com a assessoria de imprensa da Meta, mas não obteve retorno até o momento da publicação. Caso haja resposta, esta reportagem será atualizada.
De acordo com a própria central de ajuda do WhatsApp, se o usuário acreditar que teve sua conta banida por engano, basta clicar em “Pedir análise” para que o aplicativo analise o caso específico e tome uma medida.
“Para acompanhar o status do seu pedido, acesse o WhatsApp. Entrar em contato com o WhatsApp fora do processo de análise ou usando a conta de outra pessoa não agilizará esse processo nem influenciará nossa decisão. Você receberá uma notificação do WhatsApp quando nossa equipe concluir a análise e chegar a uma decisão. A decisão será disponibilizada no app”, orienta.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Executiva do Nubank que acabou com home office esteve no centro de outras polêmicas, veja
3
Mais forte que a Black Friday? Shopee dispara em vendas no 11.11 em tempo recorde
4
COP30: Brasil lidera coalizão global de mercados de carbono, destaca sócia da EY
5
Cartões passam a ter obrigação de garantir o pagamento de clientes em caso de falhas