Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Do WhatsApp à maior comunidade publicitária do país: conheça a trajetória do grupo Amigos do Mercado
Publicado 29/10/2025 • 10:28 | Atualizado há 3 semanas
O critério ‘incontestável’ de Paris Hilton para contratar em sua marca global
Investidores globais mantêm otimismo sobre big techs e corrida da IA
Empresas cortam profissionais iniciantes para investir em IA; especialistas veem risco no longo prazo
Mercado de luxo volta a ganhar fôlego na China, dizem executivos
Como tarifas e IA estão impulsionando o mercado de segunda mão nos EUA
Publicado 29/10/2025 • 10:28 | Atualizado há 3 semanas
KEY POINTS
Amigos do Mercado, comunidade que reúne cerca de 90 mil publicitários, completa nove anos com o propósito de aproximar profissionais por meio de networking, troca de experiências e reconhecimento de talentos. Criado a partir de conversas no WhatsApp, o grupo rapidamente evoluiu para encontros e eventos que consolidaram sua presença no setor.
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC na terça-feira (28), o CEO Marcos Braga falou sobre a história da iniciativa e suas principais ações. “O mercado publicitário é um mercado feito de conexões entre pessoas. Apesar das empresas trabalharem pelas marcas, a conexão das pessoas faz muita diferença neste setor”, disse.
Entre as iniciativas do grupo, Braga destacou o Prêmio Amigos do Mercado, que reconhece profissionais escolhidos por seus pares em diferentes categorias. “É uma eleição de melhores do ano dentro do setor da comunicação, olhando de forma bem democrática”, disse.
Outro destaque é o Festival Élan, realizado em agosto em São Paulo. “O mercado publicitário é reconhecidamente um mercado que enaltece os trabalhos das maiores marcas do mundo. Decidimos romper um pouco com essa lógica, trazendo uma premiação que olha mais para os trabalhos do dia a dia, não só para os maiores orçamentos”, explicou.
Segundo o executivo, o festival visa compartilhar o que há de melhor na comunicação e premiar trabalhos de todos os portes, democratizando o acesso a eventos que acontecem muitas vezes fora do Brasil.
Sobre o impacto da inteligência artificial na publicidade, Braga destacou que a IA não substitui, mas sim potencializa. “Para que as marcas conversem com cada pessoa do seu público, é necessário criar múltiplas versões de cada mensagem, e a IA ajuda muito nisso, democratizando o acesso à produção de conteúdo.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Raízen antecipa contratos de quase metade da safra 26/27 e garante boa rentabilidade
3
Na COP30, chefe do clima da ONU cobra resultados de negociadores e pede que países cedam
4
Louis Vuitton vence o 1° Grand Prix de la Haute Joaillerie com o colar Apogée
5
Estudo da FGV: pequenas e médias empresas que recebem apoio consultivo têm mais chances de sobreviver no Brasil