Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Turquia suspende voos de C-130 após acidente aéreo fatal
Publicado 13/11/2025 • 08:00 | Atualizado há 3 horas
Trump sanciona projeto de lei e encerra shutdown mais longo da história
Google processa cibercriminosos da China por golpes em 120 países
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Jim Cramer: gastos da OpenAI levantam dúvidas sobre capacidade de financiamento
Lucro da Foxconn, fornecedora da Nvidia, supera expectativas com demanda por IA
Publicado 13/11/2025 • 08:00 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Giorgi Arjevanidze / AFP
A Turquia suspendeu os voos de seus aviões de carga militar C-130 como medida de precaução, um dia após um deles cair na vizinha Geórgia, matando todas as 20 pessoas a bordo, informou o ministério da defesa na quinta-feira (13/11). O avião caiu na terça-feira enquanto retornava do Azerbaijão, e os corpos das vítimas deveriam ser repatriados na quinta-feira, disse o ministério.
“Os voos de nossos aviões (C-130) foram suspensos a partir de 12 de novembro de 2025”, disse um comunicado do ministério, acrescentando que as operações serão retomadas assim que todos os aviões passarem por inspeções técnicas detalhadas e verificações de segurança.
O avião decolou do aeroporto de Ganja, no oeste do Azerbaijão, na tarde de terça-feira, mas caiu pouco depois de cruzar a fronteira para o leste da Geórgia, disse o ministério.
A Turquia não informou a causa do incidente, mas imagens feitas por testemunhas e publicadas pela mídia azeri pareciam mostrar o avião girando horizontalmente com vários pedaços de destroços enquanto caía.
“A causa do incidente será esclarecida após uma investigação detalhada pela equipe de investigação de acidentes”, disse o ministério.
“Continuamos nossos esforços para chegar a uma conclusão o mais rápido possível.”
Investigadores recuperaram os dados de voo e os gravadores de voz da cabine – as caixas-pretas do avião – que foram levados para Ancara para exame, disse o ministério.
O avião transportava pessoal e suprimentos de manutenção de aeronaves, disse, enfatizando que “não havia munição a bordo”.
A agência de notícias azeri Report disse na quarta-feira que entre os a bordo estavam especialistas em manutenção de caças F-16 que participaram do desfile militar de sábado em Baku, quando o Azerbaijão celebrou o Dia da Vitória – marcando seu triunfo no conflito de Nagorno-Karabakh de 2020.
O evento contou com a presença do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, seus ministros das relações exteriores e da defesa e seu chefe de inteligência.
O ministério da defesa disse que o C-130 havia sido comprado da Arábia Saudita em 2012 e foi adicionado ao inventário da força aérea turca em 2014 após manutenção e atualizações. Foi modernizado e colocado em serviço em 2022.
“Está em serviço com manutenção regular desde então. Ao contrário de algumas alegações, não foi desativado por seu operador anterior, mas era uma aeronave excedente”, disse o ministério.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
3
Oncoclinicas atinge R$ 1 bi em aumento de capital e alivia pressão da dívida
4
Tarifaço: Vieira e Rubio irão se reunir em Washington
5
Executiva do Nubank que acabou com home office esteve no centro de outras polêmicas; veja