Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Publicado 18/11/2025 • 10:01 | Atualizado há 3 horas
Ford fecha parceria com a Amazon para concessionárias venderem veículos usados online
Jeep mira retorno aos EUA após anos de problemas nas vendas
IA pode estar causando “período de calmaria” no mercado de trabalho, diz assessor econômico de Trump
Abaixo de US$ 90.000: Bitcoin tem forte queda, atingindo o menor patamar desde abril
Chips personalizados da Arm ganham impulso com nova integração à tecnologia da Nvidia
Publicado 18/11/2025 • 10:01 | Atualizado há 3 horas
AGÊNCIA DE IMPRENSA SAUDITA / AFP
Esta foto divulgada pela agência de notícias oficial saudita (SPA) mostra o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, participando da cúpula de emergência árabe-islâmica de 2025 em Doha, em 15 de setembro de 2025.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve se encontrar com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, na terça-feira (18). Os líderes devem discutir o aprofundamento das relações em defesa, comércio e tecnologia, além da cooperação nos campos de inteligência artificial, segurança e energia nuclear.
A visita ocorre após a viagem de Trump à Arábia Saudita em maio, quando o reino anunciou um compromisso de comércio e investimentos de US$ 600 bilhões com os EUA. Analistas afirmam que Trump buscará consolidar essas promessas nesta semana.
Leia também:
“Os Estados Unidos querem que a Arábia Saudita compre mais de seus produtos e serviços e aumente os investimentos em empresas americanas, enquanto a Arábia Saudita busca maior acesso à tecnologia e inovação dos EUA para apoiar suas ambiciosas reformas da Visão 2030”, disse Tim Callen, pesquisador visitante no Arab Gulf States Institute, antes da reunião.
O Fórum de Investimentos EUA-Arábia Saudita, marcado para 19 de novembro, será uma oportunidade para selar mais acordos econômicos entre os dois países, observou Callen, ressaltando que a Arábia Saudita busca uma relação de mão dupla com Washington no que diz respeito a investimentos.
“Não há dúvida de que os investimentos sauditas e a compra de produtos americanos irão aumentar. No entanto, é possível que os investimentos dos EUA na Arábia Saudita registrem o maior crescimento nos próximos anos, dado o clima de investimento aprimorado no reino”, afirmou Callen, citando “as oportunidades oferecidas pela Visão 2030, a disponibilidade de energia confiável e de baixo custo e a grande oferta de terras para apoiar a expansão de atividades de IA e relacionadas de empresas de tecnologia dos EUA”.
A visita aos EUA será a primeira realizada pelo governante de fato da Arábia Saudita desde 2018, quando agentes sauditas assassinaram o jornalista e crítico proeminente do regime saudita, Jamal Khashoggi, no consulado saudita em Istambul.
Mohammed bin Salman, ou MBS, como é amplamente conhecido, negou ter ordenado o assassinato, mas um relatório de inteligência dos EUA concluiu que o príncipe herdeiro havia aprovado a operação.
Desde o escândalo generalizado em torno do caso e das críticas ao histórico da Arábia Saudita em relação à igualdade de gênero e direitos humanos, o reino busca reabilitar sua imagem global. Esse esforço tem se concentrado principalmente em mediar acordos de paz no Oriente Médio e em promover grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo masculina de 2034.
Após ver seu rival regional, o Irã, enfraquecido em grande parte devido a ataques conjuntos dos EUA e de Israel, a Arábia Saudita aumentou sua influência e se posicionou como um aliado estratégico chave dos EUA na região.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Falha na Cloudflare afeta internet e tira do ar sites como X e ChatGPT
3
Pagamentos do Banco Master vão drenar um terço da liquidez do FGC
4
Banco Master: quem é Augusto Lima, principal sócio de Vorcaro, que também foi preso?
5
Banco Master: FGC protege quem investiu dentro do teto, mas valores acima estão em risco