CNBC

Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros

Notícias do Brasil

Trump reduz metas verdes e promete ‘renascer’ indústria automotiva

Publicado 03/12/2025 • 20:09 | Atualizado há 19 minutos

KEY POINTS

  • Trump assinou ordem executiva que reduz a meta de economia de combustível para 34,5 mpg até 2031, bem abaixo dos 50,4 mpg definidos por Biden
  • Presidente afirma que medida vai proteger montadoras, reduzir custos e impulsionar investimentos nos EUA; Ford e Stellantis participaram do anúncio.
  • Governo também planeja autorizar carros ultracompactos no país, e Trump disse que os EUA terão “a maior fatia do mercado de chips muito em breve”

Foto oficial da Casa Branca por Daniel Torok

O presidente Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (3) uma ordem executiva para reduzir os requisitos de economia de combustível até 2031. “Estamos encerrando os padrões automotivos da era Biden”, disse o republicano em coletiva de imprensa, que incluiu executivos de gigantes como Ford e Stellantis.

A medida da administração vem meses após o Congresso anular os mandatos de Economia Média de Combustível Corporativa, ou CAFE, eliminado multas por violação dessas regras.

Leia mais:
Tarifaço: Trump e Lula trocam elogios e projetam novas parcerias
Após ligação Lula-Trump, EUA pedem a Haddad documentos sobre crime organizado ao Brasil

O governo federal agora exigiria uma média de 34,5 milhas por galão para veículos até o ano modelo de 2031, abaixo do padrão de 50,4 milhas estabelecido pelo ex-presidente Joe Biden.

Segundo Trump, as novas medidas visam proteger a indústria automobilística americana e diminuir os custos para consumidores. “Acredito que nossa indústria automobilística será maior do que antes; montadoras investiram nos EUA em parte devido às tarifas”, acrescentou.

O presidente ainda comentou que os EUA autorizarão a produção de carros ultra-compactos, depois de observar esse tipo de modelos em sua visita a Coreia do Sul, Japão e Malásia. “Esse é um mercado tremendo para nós”.

Leia mais:
Trump chama somalis de ‘lixo’ em discurso anti-imigração
Trump Media fecha acordo na Justiça e encerra briga bilionária com cofundadores

Ainda no quesito de energia, o republicano disse que os EUA terão a maior da fatia do mercado de chips “muito em breve” em meio ao desenvolvimento de datas centers domésticos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;