Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasileiros são quase 10% dos trabalhadores formais em Portugal, de acordo com ministério
Publicado 08/12/2025 • 10:21 | Atualizado há 1 mês
Trump está instruindo seus “representantes” a comprar US$ 200 bilhões em títulos hipotecários
Um dia após morte em ação do ICE, tiroteio com agentes federais deixa dois feridos em Portland, nos EUA
Missão da NASA sofre alteração devido a emergência médica
EUA avaliam investir em mineração de minerais críticos na Groenlândia
Deputados pressionam Justiça por arquivos do caso Epstein e pedem interventor independente
Publicado 08/12/2025 • 10:21 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
Lisboa, Portugal.
Unsplash
A presença de trabalhadores brasileiros em Portugal não para de aumentar. Dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) apontam que, em outubro, havia 401.712 cidadãos oriundos do Brasil com empregos formais, contribuindo para a Segurança Social, órgão responsável pelo pagamento de aposentadorias e outros benefícios aos portugueses, como o salário maternidade e o seguro desemprego. Esses brasileiros representam quase 10% de todos os trabalhadores formalizados e em atividade em Portugal, que somam 4.471.111.
Em apenas um ano, o número de trabalhadores brasileiros formalizados em Portugal passou de 322.570 para os atuais 401.712, ou seja, um aumento de 79.142 pessoas. Os brasileiros representam 59,5% de todos os trabalhadores estrangeiros que contribuem com a Segurança Social (674.548), de acordo com o Ministério do Trabalho. Somente em 2024, os brasileiros empregados em Portugal depositara quase 1,4 bilhão de euros no sistema previdenciário luso. Os números são do jornal Público Brasil.
Levando-se em consideração que, pelos cálculos da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), em dezembro de 2024, a comunidade brasileira em Portugal era composta por 484.597 cidadãos regularizados em Portugal, oito em cada 10 brasileiros que vivem no país têm uma fonte formal de rendimento e contribuem para a Segurança Social. Portanto, não por acaso, o candidato à Presidência de Portugal. almirante Henrique Gouveia e Melo tem ressaltado a importância dos brasileiros para a economia portuguesa.
O Presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), Bernardo Trindade não se surpreende com a expressiva presença dos brasileiros no mercado de trabalho português. Ele afirma que o setor de turismo como um todo emprega cerca de 500 mil pessoas, das quais pelo menos 50 mil são originárias do Brasil. “Com certeza, os brasileiros são hoje uma força de trabalho importante no turismo de Portugal, sobretudo nos ramos de hotelaria e de restaurantes”, frisa.
Mesmo no setor público de Portugal, os brasileiros se fazem presentes. O paulista João Pedro Quintino de Almeida, 28 anos, foi aprovado, há pouco mais de um ano, para trabalhar no Governo. “Passei em primeiro lugar no concurso do qual participei”, afirma. Segundo ele, outros brasileiros estão seguindo para o mesmo caminho em busca de segurança, uma vez que, passados os seis primeiros meses — período de experiência —, os trabalhadores ganham uma certa estabilidade.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
2
Novas ações da Azul passam a ser negociadas nesta quinta (8) mas despencam após leilão
3
Economia da mensagem: WhatsApp vira principal canal das vendas diretas no Brasil
4
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
5
Ford prepara elétrico acessível que dirige sozinho para 2028