CNBC

CNBCIA no espaço: startup apoiada pela Nvidia dá passo inédito em órbita

Notícias do Brasil

Aeroporto Catarina, em São Roque, poderá ser usado em situações de caos aéreo em SP, afirma ministro

Publicado 12/12/2025 • 19:28 | Atualizado há 20 horas

KEY POINTS

  • Após o vendaval que paralisou aeroportos de SP e cancelou mais de 400 voos, o governo avalia liberar voos comerciais no Aeroporto de Catarina, hoje exclusivo da aviação executiva
  • O governo também aposta no futuro Aeroporto Internacional de Olímpia, que deve começar a ser construído em 2025 e poderá atender 1 milhão de passageiros por ano
  • Segundo o ministro Silvio Costa Filho, é preciso ampliar a aviação do Estado de São Paulo, e novas alternativas são estratégicas para evitar colapsos na malha aérea nacional em situações de crise
Aeroporto Brasil

A situação piorou entre a manhã e a tarde, quando a Aena registrou dez alternâncias de voo para outros aeroportos. Créditos: Daniel Basil/Gov Brasil/Wikipedia.

A situação piorou entre a manhã e a tarde, quando a Aena registrou dez alternâncias de voo para outros aeroportos. Créditos: Daniel Basil/Gov Brasil/Wikipedia.

O governo federal estuda autorizar operações comerciais no Aeroporto de Catarina, em São Roque (SP), como alternativa para reduzir a demanda sobre Guarulhos e Congonhas após o vendaval que paralisou a aviação paulista nesta semana. A medida busca evitar novos gargalos na malha aérea nacional, já que São Paulo concentra a maior parte dos voos do país.

Nos últimos dois dias, mais de 400 voos foram cancelados nos dois principais aeroportos paulistas, o que provocou atrasos e suspensão de pousos e decolagens em outros terminais do Brasil. As operações foram normalizadas nesta sexta-feira (12).

Leia mais:
Ministério diz que mobilizou setor para restaurar energia após ventania em SP
Aeroporto de Congonhas vai funcionar até meia-noite de hoje, após novos voos cancelados por ventania

Atualmente, o Aeroporto de Catarina opera exclusivamente aviação executiva. Mas, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o governo considera ampliar seu uso como alternativa emergencial para situações de crise.

“Estamos pensando em novas alternativas no estado de São Paulo. O Aeroporto de Olímpia é muito estratégico e pode ser um hub em uma possível situação como essa. E há também o de Catarina. Precisamos ampliar a aviação do Estado de São Paulo, sobretudo pelo crescimento que estamos tendo na aviação do Estado.”

A ideia foi apresentada após o ministro anunciar R$ 948 milhões em investimentos para a expansão do terminal de contêineres do Porto do Rio, com expectativa de gerar cerca de 3 mil empregos.

Além de Catarina, o governo acompanha o avanço do projeto do Aeroporto Internacional de Olímpia, também no interior paulista. A prefeitura já adquiriu uma área de 200 hectares e pretende iniciar as obras em 2025. A estimativa é que o terminal tenha capacidade para receber até 1 milhão de passageiros por ano.

Leia mais:
Ventania em SP deixa mais de 2 milhões de imóveis sem energia e fecha hospital; rajadas chegam a quase 100 km/h
Conheça a cidade que ficou 100% sem energia depois de ventania em SP

O plano reforça uma pressão crescente por alternativas aeroportuárias no estado mais populoso do país, especialmente diante dos efeitos recentes do vendaval, que gerou um efeito cascata em aeroportos de todo o Brasil.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;