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Aeroporto Catarina, em São Roque, poderá ser usado em situações de caos aéreo em SP, afirma ministro
Publicado 12/12/2025 • 19:28 | Atualizado há 20 horas
Publicado 12/12/2025 • 19:28 | Atualizado há 20 horas
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A situação piorou entre a manhã e a tarde, quando a Aena registrou dez alternâncias de voo para outros aeroportos. Créditos: Daniel Basil/Gov Brasil/Wikipedia.
A situação piorou entre a manhã e a tarde, quando a Aena registrou dez alternâncias de voo para outros aeroportos. Créditos: Daniel Basil/Gov Brasil/Wikipedia.
O governo federal estuda autorizar operações comerciais no Aeroporto de Catarina, em São Roque (SP), como alternativa para reduzir a demanda sobre Guarulhos e Congonhas após o vendaval que paralisou a aviação paulista nesta semana. A medida busca evitar novos gargalos na malha aérea nacional, já que São Paulo concentra a maior parte dos voos do país.
Nos últimos dois dias, mais de 400 voos foram cancelados nos dois principais aeroportos paulistas, o que provocou atrasos e suspensão de pousos e decolagens em outros terminais do Brasil. As operações foram normalizadas nesta sexta-feira (12).
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Atualmente, o Aeroporto de Catarina opera exclusivamente aviação executiva. Mas, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o governo considera ampliar seu uso como alternativa emergencial para situações de crise.
“Estamos pensando em novas alternativas no estado de São Paulo. O Aeroporto de Olímpia é muito estratégico e pode ser um hub em uma possível situação como essa. E há também o de Catarina. Precisamos ampliar a aviação do Estado de São Paulo, sobretudo pelo crescimento que estamos tendo na aviação do Estado.”
A ideia foi apresentada após o ministro anunciar R$ 948 milhões em investimentos para a expansão do terminal de contêineres do Porto do Rio, com expectativa de gerar cerca de 3 mil empregos.
Além de Catarina, o governo acompanha o avanço do projeto do Aeroporto Internacional de Olímpia, também no interior paulista. A prefeitura já adquiriu uma área de 200 hectares e pretende iniciar as obras em 2025. A estimativa é que o terminal tenha capacidade para receber até 1 milhão de passageiros por ano.
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O plano reforça uma pressão crescente por alternativas aeroportuárias no estado mais populoso do país, especialmente diante dos efeitos recentes do vendaval, que gerou um efeito cascata em aeroportos de todo o Brasil.
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