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Enel SP diz que situação está ‘voltando ao padrão de normalidade’, mas não informa número de clientes sem energia

Publicado 14/12/2025 • 22:19 | Atualizado há 14 horas

KEY POINTS

  • A concessionária de energia, Enel, afirma que o fornecimento está sendo normalizado quatro dias após o vendaval, com equipes ainda atuando nos casos mais complexos.
  • o pico do ciclone extratropical, a Grande São Paulo registrou o maior apagão do evento, com mobilização de 1.800 equipes desde quarta-feira (10).
  • Rajadas chegaram a 82,8 km/h no Mirante de Santana e a 98,1 km/h na Lapa, recorde de duração de ventos fortes desde o início das medições do Inmet.
Pôr do sol luz casas

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Cidade de São Paulo está parcialmente sem luz

Quatro dias após o forte vendaval que atingiu São Paulo, a Enel informou que o fornecimento de energia está “voltando ao padrão de normalidade” na região. Em nota divulgada neste domingo (14), a concessionária afirmou que o restabelecimento dos serviços para os clientes afetados segue em andamento.

Segundo a Enel São Paulo, equipes técnicas continuam atuando nos casos mais complexos de reconstrução da rede, como a troca de cabos, postes e outros equipamentos. As equipes também trabalham para atender solicitações pontuais de falta de luz.

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No auge do ciclone extratropical, mais de 1,5 milhão de imóveis na Grande São Paulo ficaram sem energia elétrica. Desde a manhã de quarta-feira (10) foram mobilizadas 1.800 equipes para responder aos efeitos do vendaval — o mais prolongado já registrado na região metropolitana, de acordo com a concessionária.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que as rajadas de vento atingiram um pico de 82,8 km/h no Mirante de Santana. Foi a primeira vez que a estação meteorológica registrou uma sequência tão prolongada de ventos superiores a 70 km/h desde o início das medições do Inmet, em 2006.

Na região da Lapa, a velocidade máxima chegou a 98,1 km/h, conforme dados dos radares do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

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