Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Assessora de Trump diz que ele tem “personalidade de alcoólatra” e pediu “vingança” contra procuradora-geral
Publicado 16/12/2025 • 17:04 | Atualizado há 1 dia
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 16/12/2025 • 17:04 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Mark Garten via Fotos Públicas
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Susie Wiles, chefe de gabinete do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o presidente tem uma “personalidade de alcoólatra” e se envolveu em “retribuição” legal contra seus inimigos desde seu retorno ao cargo. As declarações foram feitas em uma série de entrevistas com a Vanity Fair publicadas nesta terça-feira (15).
Wiles havia dito em março que ela e Trump tinham um “acordo informal de que o acerto de contas terminaria antes que os primeiros 90 dias se passassem“.
Cerca de cinco meses depois, ela negou que Trump estivesse “em um tour de retribuição”, alegando que ele estava motivado a tirar “pessoas que fizeram coisas ruins” do governo.
No entanto, ela admitiu: “Em alguns casos, pode parecer retribuição. E pode haver um elemento disso de tempos em tempos“.
Ela disse que a tentativa de processo da administração contra a Procuradora-Geral de Nova York, Letitia James, que liderou um caso de fraude empresarial contra Trump e era vista como uma de suas inimigas políticas mais odiadas, “pode ser a única retribuição“.
Leia mais:
Belarus abre portas para Maduro em meio a tensões com os EUA
Petróleo dos EUA rompe patamar e atinge menor nível em mais de quatro anos
O caso contra James por acusações relacionadas a fraude hipotecária foi arquivado em novembro, depois que um juiz considerou que o promotor escolhido por Trump havia sido nomeado de forma inválida. O Departamento de Justiça até agora não conseguiu convencer grandes júris subsequentes a reindiciá-la.
Os comentários surpreendentes de Wiles surgiram em11 entrevistas com o autor Chris Whipple, realizadas ao longo do primeiro ano de Trump de volta à Casa Branca.
Wiles, que desfruta de influência e poder na órbita de Trump e opera principalmente nos bastidores, ofereceu descrições diretas e, ocasionalmente, críticas a muitos dos oficiais de mais alto perfil da administração.
Wiles também falou sobre a política de tarifas “recíprocas” de Trump. O lançamento das tarifas em abril foi resultado de uma Casa Branca dividida que não conseguia concordar sobre o impacto da política. Wiles disse ter instado conselheiros que duvidavam do plano de tarifas a aderir, mas “eles não conseguiram chegar lá“.
Ela acreditava que um meio-termo nas tarifas acabaria por ter sucesso, mas admitiu: “Mas tem sido mais doloroso do que eu esperava“.
Apesar das críticas, Wiles tentou se retratar em uma publicação no X (antigo Twitter) na manhã de terça-feira, chamando o artigo de Vanity Fair de “matéria tendenciosa e desonestamente enquadrada contra mim e o melhor Presidente, staff da Casa Branca e Gabinete da história“.
“Um contexto significativo foi ignorado e muito do que eu, e outros, dissemos sobre a equipe e o Presidente foi omitido da matéria. Presumo, após lê-la, que isso foi feito para pintar uma narrativa extremamente caótica e negativa sobre o Presidente e nossa equipe”, escreveu ela.
Ela reforçou que se sente “honrada” em trabalhar para Trump por quase uma década.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, também defendeu Wiles em comunicado à CNBC, dizendo que ela “ajudou o Presidente Trump a alcançar os 11 primeiros meses mais bem-sucedidos no cargo de qualquer presidente na história americana” e que Trump não tem “conselheira maior ou mais leal do que Susie.”
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
3
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações em fábrica da BYD na Bahia
4
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?
5
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão