CNBC

CNBCNa disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump

Notícias do Brasil

Quem mais paga impostos no Brasil? Veja qual setor está no topo

Publicado 17/12/2025 • 13:30 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Novo relatório mostra qual segmento é o maior pagador de impostos do Brasil desde 2011.
  • O novo estudo foi realizado pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (FIN). 

Imagem: Freepik.

Quem mais paga impostos no Brasil? Veja qual setor está no topo. Imagem: Freepik.

Desde 2011, o maior pagador de impostos federais do Brasil é o setor financeiro. Pelo menos é o que indica um novo estudo da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (FIN). 

Divulgada na segunda-feira (15), a análise baseou-se em dados de arrecadação da Receita Federal, onde concluiu que, percentualmente, o setor financeiro pagou mais tributos do que possui de participação no PIB. Na prática, em 2023, foram pagos 15,1% do total de impostos federais. 

No entanto, vale frisar que esse percentual diz respeito ao CNAE 64, que inclui apenas as ‘Atividades de Serviços Financeiros’. Há ainda o CNAE 66, que representa 3,5% dos impostos federais totais e inclui: atividades auxiliares dos serviços financeiros, seguros, previdência complementar e planos de saúde

Nesse sentido, de um conjunto de 86 atividades, o CNAE 64 aparece como o maior pagador de impostos. Já o CNAE 66 aparece na sexta posição da lista. 

Leia mais: Mercado financeiro registra forte perda e bancos concentram maiores quedas

Mas, afinal, o que tudo isso significa?

Apesar dos impostos, o mercado financeiro cresce

De acordo com o relatório da FIN, a carga tributária do Brasil é bastante elevada, considerando seu nível de renda. Em geral, países cuja carga tributária está entre 30% e 40% costumam ter a renda per capita igual ou o dobro do que é a do Brasil.

Além disso, enquanto a carga tributária é elevada, os gastos para reduzir esses impostos também são e representam cerca de 4,5% do PIB. “Consequentemente, enquanto as empresas no Brasil pagam um elevado volume de impostos, algumas atividades pagam muito mais do que outras”, explicaram os analistas da FIN no relatório. 

Leia mais: Lula reage à decisão da Câmara que derrubou a medida que impõe mais impostos a fintechs: ‘é jogar contra o Brasil’

Por fim, a indústria financeira segue em expansão. Em 2023, o segmento viu 7,5% de crescimento. Em 2024, esse percentual foi de 3,7%. Apesar da queda de um ano para o outro, trata-se de um número maior do que a expansão do PIB em si, que foi de 3,4% no ano passado.

“Os dados mostram com clareza que o sistema financeiro brasileiro não apenas impulsiona investimento, inovação e consumo, como também sustenta uma parcela significativa do emprego formal e da arrecadação pública. Com um ambiente econômico favorável, o potencial de contribuição desse setor ao País pode ser ainda maior”, disse Cristiane Coelho, a presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (FIN).

Nesse contexto, os impostos pagos pela indústria financeira entre 2016 e 2021 representam 10 pontos percentuais a mais do que sua participação no PIB. Ademais, o Brasil foi um dos países que mais aumentou o volume e o valor movimentado em transações eletrônicas, graças ao PIX.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;