Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Confiança do consumidor sobe pelo quarto mês seguido e atinge maior nível em um ano
Publicado 22/12/2025 • 09:28 | Atualizado há 4 horas
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
CEO do LinkedIn critica conselho clássico de carreira: “é ultrapassado e pouco realista”
Xbox perde corrida dos consoles e aposta em virada nos games da Microsoft
Por que o chocolate do seu doce de fim de ano pode ser “falso”
Novo filme do Avatar decepciona e estreia com bilheteria abaixo do esperado
Publicado 22/12/2025 • 09:28 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Pixabay
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pelo FGV IBRE, avançou pelo quarto mês consecutivo em dezembro e alcançou 90,2 pontos, alta de 0,4 ponto em relação a novembro. É o maior nível desde dezembro de 2024, quando o indicador marcou 91,3 pontos. Na média móvel trimestral, o índice também apresentou melhora, com avanço de 0,9 ponto, para 89,5 pontos.
Segundo o FGV IBRE, o resultado foi sustentado exclusivamente pela melhora das expectativas para os próximos meses, enquanto os indicadores que refletem a percepção sobre o momento atual da economia registraram recuo. O avanço da confiança foi mais intenso entre os consumidores de menor renda.
Leia também:
“A confiança do consumidor subiu pelo quarto mês seguido, impulsionado pela melhora das expectativas para os próximos meses, enquanto os indicadores que refletem a percepção sobre o momento atual recuaram. Entre as faixas renda, o avanço da confiança foi mais expressivo entre os consumidores de menor renda”, afirmou Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, em nota.
De acordo com a economista, a trajetória recente do ICC reflete um consumidor menos pessimista, apoiado por um mercado de trabalho aquecido e maior poder de compra. Ainda assim, ela destaca que as condições financeiras das famílias seguem pressionadas.
“Os indicadores de situação atual sugerem um quadro ainda desafiador para as famílias. As restrições financeiras associadas aos elevados níveis de endividamento e inadimplência continuam pressionando o orçamento”, disse.
O Índice de Expectativas (IE) subiu 1,4 ponto em dezembro, para 95,2 pontos, o maior patamar desde dezembro de 2024, quando alcançou 97,6 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 1,4 ponto no mês, para 83,4 pontos, interrompendo duas altas consecutivas.
Entre os componentes do IE, o indicador de situação financeira futura da família avançou 0,1 ponto, para 93,0 pontos, enquanto o indicador de compras previstas de bens duráveis subiu 0,3 ponto, alcançando 84,9 pontos. O destaque ficou para o indicador de situação econômica local futura, que avançou 3,6 pontos, para 108,3 pontos, maior nível desde setembro de 2024.
Na outra ponta, os indicadores ligados à percepção do momento atual mostraram deterioração. O indicador de situação econômica local atual recuou 1,7 ponto, para 94,1 pontos, enquanto o indicador de situação financeira atual da família caiu 1,0 ponto, para 73,1 pontos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Casquinha e sundaes do McDonald’s são sorvetes? Tribunal toma decisão e fast-food escapa de multa milionária
2
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
3
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
4
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?
5
Mega da Virada: quando o sorteio especial teve mais de 50 ganhadores?