Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“O Brasil está entendendo que saúde mental é igual a saúde física”; empresário explica boom na teleterapia
Publicado 23/12/2025 • 17:04 | Atualizado há 2 meses
Gigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global
EXCLUSIVO: Setor varejista dos EUA diz que reversão de tarifas de Trump trará previsibilidade e flexibilidade para inovação
Trump vai instruir que agências dos EUA divulguem documentos sobre “vida extraterrestre”
Três engenheiros do Vale do Silício são acusados de roubar segredos comerciais do Google e enviar dados ao Irã
EXCLUSIVO: Reembolso de tarifas ilegais de Trump pode custar R$ 906 bi e gerar “bagunça” logística nos EUA
Publicado 23/12/2025 • 17:04 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
As pessoas no Brasil estão absorvendo que a questão da saúde mental é tão importante quanto à saúde física – e isso tem alavancado a procura por terapia, mas com preço acessível e nos moldes modernos do atendimento online. É que explica a explosão do teleatendimento no País, Michel Burmayan, CEO da Somente – healthtech brasileira de grande crescimento focada em saúde mental, oferecendo teleatendimento para apoio psicológico e psiquiátrico.
“O Brasil está entendendo, e o mundo também, que saúde mental é igual a saúde física. Você precisa ir para a academia, você precisa cuidar da sua alimentação, e você precisa cuidar da sua mente. Sem a mente nós não somos nada, a gente não consegue nada”, avalia o empresário. “Essa é a grande virada da empresa. A gente começou a absorver bem essa demanda, que é muito latente”, complementou, explicando, em especial, o crescimento da somente no ramo de teleterapia.
A empresa nasceu como um centro de saúde mental com atendimento presencial, há cindo anos. E, como boa parte dos serviços mudaram com a pandemia da covid-19, não foi diferente com a clínica. Michel conta que a Somente passou muito bem por esse processo, e optou por construir sua plataforma de primeiro atendimento online confiando na praticidade e audiência do WhatsApp. “Nós construímos a empresa nesse formato para levar de fato saúde mental para todo mundo, em qualquer lugar, de forma livre, onde todo mundo consegue ter esse acesso”, conta. “E o acesso via telemedicina possibilita que aquela pessoa baixa renda, que tenha certa dificuldade ou mesmo até puridade… Quando acontece dentro de um WhatsApp, você consegue fazer, realizar e ser atendido.”
Outra grande vantagem da plataforma que assegurou seu crescimento é a possibilidade de o paciente agendar sua consulta e ser atendido no mesmo dia. “A gente prioriza para o mesmo dia, porque saúde mental, geralmente, é uma chave que vira do dia para a noite. (o paciente) Precisa do atendimento, e ele precisa para ontem, ainda mais falando em ansiedade”, pontua o CEO da Somente. “Obviamente, a terapia e a consulta psiquiátrica não acontecem dentro do WhatsApp, porque não é permitido. A gente envia um link e isso acontece via navegador. Todo lugar que a gente faz atendimento, a gente prioriza por ter alguém sempre de plantão para o atendimento acontecer no mesmo dia.”
O grande desafio do teleatendimento, para Michel Burmayan, é não deixar que a IA seja a principal ferramenta desse meio. “A inteligência artificial é um grande problema, entre aspas. Ela pode ser um passo muito positivo, mas também pode ser um passo muito negativo quando se trata principalmente de saúde, se a gente desumanizar a questão principal, porque nós somos seres humanos. Colocar um robô pra fazer um atendimento, pra fazer um cadastro, tudo bem. Agora, pra fazer um atendimento, pra trazer, assim, ferramentas que sejam pra substituir esse contato humano, aí vai ser muito negativo”, diz.
E complementa explicando exatamente sobre o corpo profissional da empresa: “Nossos profissionais são todos contratados hoje. A gente nasceu como empresa de saúde, então a gente tem responsáveis técnicos, a gente realmente faz um crivo de seleção. Hoje são mais de 2 mil profissionais contratados. Só entrar no nosso site e trabalhar conosco, que a gente está contratando inclusive agora, no dia de hoje.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: BC já liquidou oito instituições ligadas ao grupo; entenda o caso
2
Após Master, Will Bank e Pleno, até quando o FGC pode bancar os prejuízos?
3
Bad Bunny veste camisa do Brasil de 1962 em show no Allianz; veja o preço
4
Assaí reduz expansão, corta custos e avalia venda de lojas; veja os bastidores
5
Alerta de nevasca provoca cancelamento de voos nos EUA