Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Banco Master: ‘não paira qualquer dúvida sobre a competência para fiscalizar o Banco Central’, diz presidente do TCU
Publicado 06/01/2026 • 17:26 | Atualizado há 2 dias
Ford prepara elétrico acessível que dirige sozinho para 2028
Google adiciona recursos do Gemini, como resumos de conversas, ao Gmail
Venezuela vai comprar apenas produtos americanos com dinheiro do petróleo, diz Trump
Google chega a um acordo com plataforma de IA sobre suicídios de menores; entenda o caso
A nova função do ChatGPT que deve mudar sua relação com a saúde
Publicado 06/01/2026 • 17:26 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
TCU
Divulgação/Tribunal de Contas da União (TCU)
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, afirmou nesta segunda-feira (5), em nota, que “não paira qualquer dúvida” sobre a competência da Corte para fiscalizar o Banco Central (BC). Segundo ele, a atribuição “decorre diretamente da Constituição Federal”.
“Nos arts. 70 e 71 da Constituição, o TCU é investido do controle externo da administração pública federal direta e indireta, abrangendo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades, inclusive autarquias como o Banco Central. A fiscalização inclui a verificação da legalidade, legitimidade e economicidade dos atos de gestão pública, sem prejuízo da autonomia técnica e decisória do Banco Central”, argumenta.
Leia mais:
TCU autoriza inspeção no Banco Central para apurar liquidação do Banco Master
Caso Master: apesar de recesso, TCU inicia análise de documentos enviados pelo Banco Central
No mesmo posicionamento, Vital do Rêgo confirmou que foi autorizada a realização de uma inspeção no BC para apurar os procedimentos relacionados à liquidação extrajudicial do Banco Master. “A medida, que já teve início com análise de documentos no BC e prosseguirá com trabalho técnico da Corte, busca esclarecer os fundamentos técnico-jurídicos e operacionais da atuação do órgão regulador, conforme detalhado no despacho do relator, ministro Jhonatan de Jesus”, afirmou.
No despacho do relator, o TCU registra que a apuração ocorre após representação do Ministério Público junto ao Tribunal, que apontou indícios de falhas na supervisão do BC sobre o Banco Master e suas controladas, “culminando na decretação de sua liquidação extrajudicial, em 18/11/2025” .
O documento ressalta que o controle externo não pretende substituir o BC no “julgamento prudencial do mérito da decisão”, mas verificar a regularidade do processo decisório, com base em princípios como legalidade, motivação e proporcionalidade, além da análise documentada de alternativas.
Ao final, o relator determina “com a máxima urgência” a realização de inspeção no Banco Central para exame in loco do acervo necessário, sob sigilo legal, com objetivo de reconstruir a supervisão e a resolução no período 2019–2025 e avaliar, com rastreabilidade documental, aspectos como motivação e consideração de alternativas menos gravosas.
Leia mais:
Banco Central questiona decisão monocrática no caso Master e pede decisão colegiada do TCU
TCU rejeita explicações do Banco Central no caso Master
Entre os pontos destacados para o trabalho técnico, o despacho menciona a necessidade de coletar e analisar registros formais de uma reunião/videoconferência em 17 de novembro de 2025 e do processo instaurado no dia 18 do mesmo mês, além de reconstituir a cronologia de tratativas envolvendo soluções privadas com participação do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
O texto também indica que o encadeamento da “janela crítica” entre esse período demanda exame cuidadoso, inclusive quanto à suficiência de documentação apresentada para avaliação prudencial naquele momento.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
2
Novas ações da Azul passam a ser negociadas nesta quinta (8) mas despencam após leilão
3
Economia da mensagem: WhatsApp vira principal canal das vendas diretas no Brasil
4
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
5
Ford prepara elétrico acessível que dirige sozinho para 2028