CNBC

CNBCOpenAI alerta investidores para declarações “absurdas” de Elon Musk; entenda

Empresas & Negócios

CEOs e executivos de segurança estão divididos sobre riscos cibernéticos da IA, aponta pesquisa

Publicado 16/01/2026 • 09:20 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Uma pesquisa divulgada sexta-feira pela seguradora corporativa Axis Capital mostra que há uma divisão crescente na alta gestão sobre como os executivos veem os riscos, as recompensas e o impacto da tecnologia de IA de ponta.
  • A pesquisa descobriu que, embora os CEOs tendam a ver a IA como um motor de produtividade e vantagem competitiva, os diretores de segurança da informação veem a tecnologia como uma fonte de maior exposição a riscos, como vazamentos de dados.
  • Questionados sobre o quão confiantes estavam de que a IA fortaleceria a segurança cibernética de suas empresas, 19,5% dos CEOs disseram não estar confiantes, em comparação com 30% dos CISOs que afirmaram carecer dessa confiança.

Freepick

Uma pesquisa divulgada sexta-feira pela seguradora corporativa Axis Capital mostra que há uma divisão crescente na alta gestão sobre como os executivos veem os riscos, as recompensas e o impacto da tecnologia de IA de ponta.

Por um lado, a inteligência artificial está melhorando rapidamente as tecnologias de defesa cibernética, mas a IA também está equipando cibercriminosos com ferramentas sofisticadas e criando novos riscos.

“Quando você pensa em IA, não se trata apenas de um desafio cibernético. Esta tecnologia apresenta ônus, responsabilidades, desafios e oportunidades únicos para CEOs e conselhos”, disse o CEO da Axis, Vincent Tizzio, à CNBC.

Leia também: FMI: novas habilidades e inteligência artificial estão mudando o mercado de trabalho

A pesquisa descobriu que, enquanto os CEOs tendem a ver a IA como um motor de produtividade, os CISOs tendem a ver a tecnologia como uma fonte de maior exposição a riscos como vazamento de dados.

Enquanto 85% dos líderes dos EUA disseram sentir-se preparados para ameaças de IA, apenas 44% no Reino Unido afirmaram o mesmo.

A segurança cibernética é uma prioridade de investimento fundamental para os executivos, uma vez que os ataques de ransomware quase dobraram nos últimos dois anos.

82% dos entrevistados afirmam que planejam aumentar seus orçamentos de segurança cibernética nos próximos 12 meses.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;