Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Patria Investimentos: o que é “liquidez sintética” citada em relatório que mira taxas de performance
Publicado 09/02/2026 • 09:58 | Atualizado há 4 horas
CEO do Washington Post, Will Lewis anuncia saída após demissões em massa
EXCLUSIVO: Analistas de elite da Wall Street revelam 3 ações para ganhos de longo prazo
Elon Musk quer ser um trilionário e a SpaceX pode ajudá-lo a chegar lá
EXCLUSIVO: Berkshire Hathaway brilha com caixa recorde enquanto setor de tecnologia recua
EXCLUSIVO: Luckin Coffee desafia hegemonia do Starbucks na China com nova aposta no mercado premium
Publicado 09/02/2026 • 09:58 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Foto: reprodução/Instagram.
O Patria Investimentos enfrenta uma crise estrutural, segundo o relatório da Snowcap Advisors, publicado no final de janeiro de 2026. Em geral, a análise aponta uma crise de liquidez, fomentada por práticas inapropriadas de inflação de ativos e uso de taxas de performance para gerar liquidez sintética.
Os analistas chegaram nessa conclusão a partir de documentos disponibilizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), depoimentos de ex-executivos e relatórios de agências de risco.
Mas, afinal, o que é liquidez sintética?
Leia mais: Patria Investimentos: por que um relatório colocou a gestora sob os holofotes
Em geral, gestoras de private equity e venture capital conseguem liquidez quando conseguem transformar investimentos em dinheiro. Isso costuma acontecer por meio de:
Nesses casos, entra dinheiro novo vindo do mercado, o que permite remunerar os cotistas e pagar taxas de performance.
Logo, o termo “liquidez sintética” é utilizando em casos onde esse dinheiro não vem de uma venda real para terceiros, mas de operações internas. Em vez de uma saída tradicional, a gestora cria uma ‘sensação’ de liquidez por meio de transações entre fundos do próprio grupo, endividamento ou outras reorganizações.
No caso do Patria, essa liquidez teria sido gerada por operações circulares entre fundos da própria gestora. Em paralelo, segundo a Snowcap Advisors, houve a cobrança de taxas de performance – de fundos que deveriam ser liquidados – e pedidos de empréstimo. Portanto, a maior parte do capital não saía do bolso de investidores externos.
Leia mais: Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
Para gerar a “liquidez sintética” o Patria Investimentos apoiava-se em transações circulares. Ou seja, em vez de vender seus ativos para o mercado e permitir que dinheiro novo entrasse na gestora, ganhavam a partir da cobrança de taxas de performance e transferiam as empresas para outros fundos próprios.
No ano passado, essas práticas foram combinadas à venda parcial de uma usina de dessalinização – incompleta – entre dois fundos. Consequentemente, essa combinação de elementos geraram uma “liquidez sintética”.
Junto a isso, a gestora vendeu a participação de 7 empresas desde seu IPO, em 2021. Entretanto, a maioria não gerou liquidez.
Sendo assim, a cobrança de taxas de performance ajudam a manter o fluxo de caixa da gestora. Outra prática envolvia também utilizar empréstimos vindo de bancos em vez de fazer chamadas de capital.
Leia mais: Quem é a Pátria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez
“O Patria Investimentos esclarece que está ciente do relatório da SnowCap Research e leva a sério todos os comentários dos investidores. Embora a gestora esteja analisando cuidadosamente as afirmações da SnowCap, entende que é possível afirmar que diversos pontos desse relatório são uma caracterização equivocada dos seus negócios. Patria é uma empresa listada em Nasdaq e todas as informações financeiras do Patria são públicas e ficam disponíveis no site de Relações com Investidores (ir.patria.com). Além disso, os resultados do ano fiscal completo do Patria serão divulgados ao mercado em 10 de fevereiro e, atualmente, a gestora encontra-se em período de silêncio, o que a limita de fazer mais comentários. O Patria reforça ainda que continua focado em executar a sua estratégia de forma disciplinada e alinhada aos interesses dos acionistas.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Raízen esclarece rumores sobre dívida bilionária após questionamento da CVM
2
NASA adia Artemis 2 após vazamento e redefine cronograma da volta humana à Lua
3
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
4
Novo concorrente da poupança e das “caixinhas”: vale a pena investir no Tesouro Reserva?
5
Super Bowl LX: Por que Bad Bunny não recebeu cachê?