CNBC

CNBCAmazon perde US$ 450 bilhões em valor de mercado durante sequência histórica de quedas; entenda o porquê

Empresas & Negócios

Banco Pleno: o que acontece com sua conta após a liquidação pelo BC

Publicado 18/02/2026 • 09:30 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Após a explosão dos escândalos envolvendo o Banco Master e sua liquidação, outras instituições financeiras ligadas ao Master também sofreram punições do Banco Central.
  • Nesta quarta-feira (18), o BC decretou a liquidação extrajudicial do Banco Pleno, empresa ligada ao ex-sócio de Daniel Vorcaro.
  • Foram identificadas falta de liquidez, violações de regras e descumprimento de determinações do órgão regulador

Divulgação

Banco Pleno: o que acontece com sua conta após a liquidação pelo BC

Após a explosão dos escândalos envolvendo o Banco Master e sua liquidação, outras instituições financeiras ligadas ao Master também sofreram punições do Banco Central. Nesta quarta-feira (18), o BC decretou a liquidação extrajudicial do Banco Pleno, empresa ligada ao ex-sócio de Daniel Vorcaro.

O Banco Pleno entra na lista das instituições financeiras liquidadas após os escândalos envolvendo a tentativa de venda e irregularidades do Master, o BC anunciou que foram identificadas falta de liquidez, violações de regras e descumprimento de determinações do órgão regulador, o que interrompe as atividades e retira a instituição do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Leia também: Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Pleno, de ex-sócio de Daniel Vorcaro

O que é liquidação extrajudicial?

A liquidação extrajudicial é um procedimento adotado pelo Banco Central quando uma instituição financeira demonstra insuficiência de recursos para manter suas atividades de forma sustentável, colocando em risco clientes, credores e o sistema financeiro de forma geral.

Nestes casos, o BC assume o controle da empresa e paralisa suas movimentações. Após isso, uma análise será feita para entender quais são as irregularidades e qual o valor que será repassado aos credores. Para isso, o Banco Central nomeia um liquidante para levantar os números.

De acordo com as informações do BC, o conglomerado é classificado como de pequeno porte e enquadrado no segmento S4 da regulação prudencial, com participação de cerca de 0,04% dos ativos totais e 0,05% das captações do Sistema Financeiro Nacional.

Clientes que possuíam fundos

A determinação de liquidação extrajudicial imposta pelo Banco Central coloca os clientes do Banco Pleno na fila de ressarcimento do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Apesar de ser uma espécie de “seguro financeiro”, o FGC vem sofrendo pressão nos atrasos dos repasses devido à alta demanda envolvendo os escândalos das instituições ligadas a Daniel Vorcaro.

Com a paralisação e controle passado para o BC, os clientes do Banco Pleno não podem realizar transações, incluindo saída e entrada de dinheiro, e nem a retirada de investimentos realizados com a instituição. A devolução do valor depende da rapidez do liquidante e dos repasses do FGC.

O que é o FGC?

O FGC assegura e protege depositantes e investidores em caso de intervenção, liquidação ou falência de instituições financeiras associadas. O fundo garante a cada CPF ou CNPJ a devolução máxima de R$ 250 mil. Caso o cliente possua mais que o valor máximo determinado, o restante entra nos cálculos de liquidação do banco.

O prazo para que os clientes recebam os valores garantidos pelo FGC pode variar, mas o processo é definido e acompanhado diretamente pelo Fundo. Entretanto, devido as diversas liquidações envolvendo instituições ligadas ao Banco Master, o processo de ressarcimento pode ser mais demorado.

Leia também: Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez

Sequencia do processo

Os investidores e clientes do Banco Pleno agora devem seguir os protocolos para solicitar o ressarcimento do valor congelado após a liquidação extrajudicial. Vale ressaltar que o processo não é feito automaticamente e o usuário deve se manifestar para garantir o nome da lista que será organizada pelo liquidante escolhido.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;
Artemis 2: o que a missão vai testar antes do retorno humano à Lua? Energia, bancos e mineração puxam os maiores investimentos institucionais de 2025; veja os números Quem realmente lucra com a Copa do Mundo 2026 e quem pode sair no prejuízo? Veja os impactos Exército vai triplicar verba do PAC até 2031; veja quanto entra por ano Brasileirão: veja os maiores artilheiros na Série A 2026 Quem foi Jeffrey Epstein, o financista americano ligado a acusações de tráfico sexual de menores Motocicletas puxam crescimento do setor automotivo em 2026; alta deve chegar a 10% O que é a Step, aplicativo comprado por MrBeast, maior youtuber do mundo