Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Vale assina parceria na Índia para criar complexo de minério em zona especial
Publicado 21/02/2026 • 17:13 | Atualizado há 3 horas
Gigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global
EXCLUSIVO: Setor varejista dos EUA diz que reversão de tarifas de Trump trará previsibilidade e flexibilidade para inovação
Trump vai instruir que agências dos EUA divulguem documentos sobre “vida extraterrestre”
Três engenheiros do Vale do Silício são acusados de roubar segredos comerciais do Google e enviar dados ao Irã
EXCLUSIVO: Reembolso de tarifas ilegais de Trump pode custar R$ 906 bi e gerar “bagunça” logística nos EUA
Publicado 21/02/2026 • 17:13 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Adobe Stock
A Vale assinou neste sábado (21), em Nova Déli, um memorando de entendimentos com a estatal indiana NMDC Limited e com a Adani Ports and Special Economic Zone (APSEZ), por meio da subsidiária Adani Gangavaram Port. O acordo prevê o desenvolvimento de um complexo de mistura, agregação de valor e comercialização de minério de ferro na Zona Econômica Especial (ZEE) do Porto de Gangavaram, na costa leste da Índia.
A formalização ocorreu durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático e contou com a presença do ministro do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal. Em nota, a Adani afirmou que a parceria reforça o avanço estratégico das relações comerciais entre Brasil e Índia.
Segundo a companhia indiana, o projeto tem como objetivo fortalecer a cadeia de valor do minério de ferro destinado à exportação, ampliando eficiência operacional, escala e competitividade no processamento e comércio global do insumo.
Leia também:
Com a iniciativa, a capacidade do Porto de Gangavaram poderá chegar a 75 milhões de toneladas por ano, consolidando o terminal como um polo relevante para exportação de minério de ferro na região.
O CEO da APSEZ, Ashwani Gupta, afirmou que a colaboração reflete um compromisso conjunto com infraestrutura de longo prazo. “Esta colaboração reflete um compromisso compartilhado com a construção de infraestrutura resiliente e preparada para o futuro, que fortalece a posição da Índia nas cadeias de suprimentos globais”, disse em nota.
De acordo com a empresa, o porto será o primeiro da Índia apto a receber navios da classe Valemax — embarcações com capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério.
O plano prevê a instalação de berços totalmente mecanizados, pátio integrado, sistemas automatizados de mistura, descarga e carregamento, com foco em redução de custos logísticos e emissões.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.
Mais lidas
1
Banco Master: BC já liquidou oito instituições ligadas ao grupo; entenda o caso
2
Após Master, Will Bank e Pleno, até quando o FGC pode bancar os prejuízos?
3
Bad Bunny veste camisa do Brasil de 1962 em show no Allianz; veja o preço
4
Assaí reduz expansão, corta custos e avalia venda de lojas; veja os bastidores
5
Bad Bunny traz ao Brasil a turnê mais recordista de sua carreira; entenda o fenômeno